Conta INATIVA do FGTS em 2021: Como CONSULTAR VALOR e QUAIS as REGRAS para SAQUE…

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Conta INATIVA do FGTS em 2021: Saiba como sacar os valores do Fundo de Garantia mesmo se você possui conta apenas de trabalhos anteriores! 

Você sabia que é possível ter valores disponíveis na conta inativa do FGTS em 2021? Muitas pessoas que trabalharam com carteira assinada e não estão mais em determinada empresa acham que não podem fazer o saque do benefício, mas não é tão simples assim. 

Por isso, a seguir, vamos trazer detalhes sobre quais são os saques disponíveis agora. Confira e entenda em quais situações você pode obter os valores específicos de uma conta antiga do Fundo de Garantia!

Conta INATIVA do FGTS em 2021
Imagem: Divulgação

Como funciona Conta Inativa do FGTS 

A primeira grande questão é: como funciona uma conta inativa do FGTS. Muitas pessoas sabem que existem os dois tipos (ativas e inativas) mas não sabem exatamente qual é a diferença entre elas. 

Mas então o que é conta inativa do FGTS? O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma conta que é sempre criada em nome do trabalhador quando ele cria algum vínculo de contrato de trabalho. 

No começo de cada mês, quando começa em um emprego novo, os empregadores precisam depositar 8% do salário do empregado na conta do FGTS. Todos os trabalhadores possuem direito a isso, incluindo empregados temporários, avulsos, etc. 

Resumindo: as contas inativas são aquelas que estão no nome do trabalhador, continuam rendendo juros e correção monetária mas não contam com novos depósitos feitos. Ou seja, são contas de trabalhos antigos (que o trabalhador teve em que ele se demitiu ou foi dispensado sem justa causa). 

Saque do FGTS de Contas Inativas em 2021

A grande pergunta de muitos internautas agora é: posso fazer o saque das contas inativas do FGTS em 2021? Até 2017 existia um calendário específico voltado para trabalhadores que queriam sacar esses valores. 

Agora, porém, não é possível sacar o FGTS de contas inativas. Desde dezembro de 2017 não é mais possível obter esses valores de forma normal, ou seja, regularmente através de um calendário padrão. 

A única saída para obter esses valores é através de uma modalidade que foi disponibilizada recentemente: o saque emergencial do FGTS. Esses pagamentos foram ofertados em 2020 por conta da pandemia do coronavírus. 

As regras para saques de contas inativas do Fundo de Garantia são amplas: é possível sacar sempre que houver a modalidade emergencial dos valores. Nesse caso todos os beneficiários (de contas ativas e inativas) podem obter os valores de até um salário mínimo (variando de acordo com o tempo de trabalho). 

Como consultar FGTS 2021 Contas Inativas

Por fim, como consultar o saldo das contas inativas do FGTS em 2021? É possível fazer isso? Sim! Usando as tecnologias, hoje em dia você pode conferir se tem algum valor disponível sem precisar sair de casa. 

Para fazer a consulta do FGTS é só seguir o passo a passo:

  • Faça o download do aplicativo FGTS Caixa (para sistema iOS ou Android); 
  • Use os seus dados (cadastrados em qualquer app da Caixa) ou faça o cadastro pela primeira vez; 
  • Agora é possível conferir os saldos anteriores e o atual – caso tenha alguma modalidade disponível. Simples assim!

Para saber mais sobre os saque do FGTS em 2021, acesse: https://pronatec.pro.br/saque-fgts-2021/

 

Leia Também