Conta de energia vai SUBIR? Entenda a decisão do Governo

Braileiros devem preparar os bolsos!

Embora o Governo Federal tenha feito várias promessas acerca da diminuição da conta de energia, uma Medida Provisória (MP) pode mudar todas elas. Inclusive, ela já foi aprovada em agosto pela Câmara dos Deputados e, agora, resta aos brasileiros se prepararem para as consequências.

Quer saber mais sobre a MP e receber dicas de como conseguir descontos na conta de luz? Então continue nos acompanhando logo abaixo para conferir todas as informações importantes que separamos especialmente para você!

Impactos do aumento da conta de energia deverão ser sentidos pelos próximos 30 anos
Impactos do aumento da conta de energia deverão ser sentidos pelos próximos 30 anos / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Conta de energia mais alta?

Como dito anteriormente, a MP foi aprovada em agosto e, com isso, pode gerar um cuto a mais de R$ 4,5 bilhões anualmente. Brasileiros do país todo devem ser afetados pela mudança.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o prejuízo ficará nas tarifas por um período de trinta anos, pois este é o prazo das autorgas que foram beneficiadas pela ação. Ou seja, esses impactos serão sentidos pelas próximas três décadas.

Apesar disso, aqueles que forem beneficiados pela Tarifa Social não serão afetados, bem como quem possui mini ou microgeração distribuída e autoprodutores. Ainda de acordo com a nota da agência, o impacto será de até 2% na tarifa final.

Em um ano em que a alta na inflação afetou negativamente a população, a MP representa mais uma dificuldade para famílias em situação financeira vulnerável. Apesar da existência de programas que visam diminuir esses impactos, possivelmente os beneficiários serão afetados de outra formas, como em outros serviços básicos da sociedade e no aumento do preço dos alimentos.

Veja também: Programa que concede até 100% de DESCONTO na conta de energia deve ganhar novos beneficiários: saiba mais

Como conseguir descontos nas contas de luz

Por fim, caso você faça parte dos grupos sociais que podem ter acesso à Tarifa Social, é possível participar do programa ao se inscrever o Cadastro Único (CadÚnico) para receber descontos na conta de energia elétrica.

Para isso, basta realizar um pré-cadastro no aplicativo (Android: https://bityli.com/pjOjpvQ ou iOS: https://bityli.com/llNZChI) e, posteriormente, comparecer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) próximo a sua residência para realizar o cadastro.

O desconto é concedido automaticamente a famílias que tenham cadastro no registro, sem necessidade de realizar uma solicitação. Então vale a pena tentar recebê-lo, caso sua conta seja muito alta naturalmente.

Veja também: Brasileiros que fazem parte DESTE grupo paga apenas 35% do valor da conta de energia; veja como