Simples consulta mostra se você pode receber o Auxílio Brasil; use apenas o CPF e descubra!

Como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF

O Auxílio Brasil é um programa social do Governo Federal, que substituiu o Bolsa Família. O benefício busca integrar políticas públicas de assistência social, saúde, emprego, educação e renda, tudo no mesmo programa. As 14,5 milhões de famílias cadastradas no Bolsa Família receberam o auxílio no último mês de novembro de 2021.

A expectativa do Governo Federal é de que mais de 2 milhões de novas famílias recebam o benefício, subindo para 17 milhões de famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil até o final de 2022.

Foto: Isac Nóbrega/PR

Como funciona o Auxílio?

Para receber o benefício é preciso ter uma conta poupança social digital. Essa conta pode ser movimentada com o cartão do Bolsa Família normalmente. No cartão consta o número do NIS, que é o Número de Identificação Social, e a inscrição do beneficiário do programa.

O Auxílio Brasil será pago às famílias que estejam nos seguintes critérios:

Extrema pobreza: renda familiar mensal, por pessoa, no valor de R$ 100;

Pobreza: renda familiar mensal, por pessoa, no valor de R$ 200.

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Como se cadastrar?

As famílias já atendidas pelo Bolsa Família não precisam se inscrever, pois elas serão migradas automaticamente de um programa para o outro pelo sistema.

Para os que desejam fazer parte do Programa, os interessados deverão procurar um centro de atendimento social da prefeitura da cidade onde residem. Somente uma pessoa da família deverá responder às perguntas que serão feitas. Essa pessoa será considerada a “Responsável pela Unidade Familiar” (RF). Essa Responsável Familiar deverá ter 16 anos, no mínimo, e ser uma mulher.

Alguns documentos são necessários para fazer o cadastro, são eles:

– CPF ou título de eleitor;

– RANI (Registro Administrativo de Nascimento do Indígena), caso o responsável familiar seja de um núcleo indígena;

– Para os responsáveis por famílias indígenas ou quilombolas, são aceitos também certidão de casamento, carteira de trabalho, ou carteira de identidade.

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Como consultar o auxílio?

O beneficiário pode fazer a consulta do auxílio pelo aplicativo do Caixa Tem. Basta fazer o login na poupança digital e verificar o extrato bancário. Caso tenha dúvidas, o mais indicado é que faça sua consulta pelo aplicativo do Auxílio Brasil da seguinte forma:

– Acesse o aplicativo, informe o CPF e sua senha;

– Na tela inicial, clique em “Consulta de Valores”;

– Caso haja pagamentos agendados para março, significa que você permanece no programa.