Consulte o status do seu CPF e descubra se você está devendo

Dívidas podem ser motivo de estresse para muitos brasileiros, exigindo que eles confiram seu CPF urgentemente; verifique seus débitos

As dívidas são um tema extremamente perturbador para grande parte dos brasileiros. Num comunicado recente, foi possível verificar que mais de 70 milhões de pessoas devem em todo o Brasil. Com isso, medidas governamentais têm sido essenciais nesse sentido.

Através do Desenrola Brasil, por exemplo, o Governo Federal já conseguiu fazer com que muitas pessoas com débitos pendentes em bancos retirassem seus nomes do Serasa, tornando-os limpos. A seguir, você verá como consultar seu CPF para descobrir se está devendo.

Consulte o status do seu CPF e descubra se você está devendo
Descoberta de débitos pendentes em seu nome! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Dívidas ativas

Sem dúvidas você já se perguntou se possui alguma dívida ativa em seu CPF. Isto porque podemos esquecer de certas pendências financeiras com o passar do tempo, o que acaba levando elas a se tornarem uma verdadeira bola de neve. Por razões como essa, é fundamental fazer a consulta aos débitos e evitar surpresas posteriores.

As dívidas ativas são um problema muito grande para o povo brasileiro, que constantemente não consegue acesso a cartões de crédito, empréstimos e demais serviços bancários, tudo por conta de seu nome sujo. Pensando nisso, o Governo Lula já pensou numa maneira de tirar estas pessoas dessa situação incômoda, a fim de que possam voltar a consumir de maneira mais tranquila.

O Desenrola Brasil surgiu para que os bancos participantes do programa perdoem, automaticamente, dívidas de 100 reais dos cidadãos. Em seguida, foi possível fazer negociações em débitos de até 5 mil reais, conforme o limite de renda familiar. No programa, as taxas de juros para renegociação são honestas, ficando de acordo com a realidade financeira do cidadão.

Outras medidas para limpar o nome dos brasileiros também vêm sendo tomadas pelo próprio Serasa, como por acordos feitos na plataforma Serasa Limpa Nome ou com o programa Serasa na Estrada.

Sendo assim, se você é um dos devedores brasileiros, é fundamental não se desesperar, pois há meios de reverter esta situação.

Saiba mais: Caixa Tem e o saque de R$ 1.000: consulte seu CPF e descubra se você está apto a receber

Faça sua consulta

Com isso, é válido dizer que a consulta é rápida, mas pode levar alguns minutos quando há um alto número de acessos instantâneos. Quando concluída, há como ter acesso a todas dívidas em aberto no seu nome, incluindo o valor, instituição e data de vencimento.

A fim de evitar alguma surpresa desagradável, recomendamos que você cheque sua situação de maneira regular.

Portanto, o primeiro passo para fazer sua consulta de débitos é ir até o site do SPC e do Serasa e fazer seu cadastro. Depois disso, basta fornecer alguns dados pessoais para fazer sua consulta, a exemplo do seu nome completo, CPF e data em que nasceu. Depois disso, é só esperar pela resposta.

Agora que você já sabe sobre seus débitos, programe-se para liquidá-los. Priorize dívidas com juros altos e tente negociar formas de pagamento com as instituições credoras.

Por fim, mantenha um controle financeiro, anotando seus gastos, estabelecendo um limite por mês e evitando compras impulsivas.

Veja também: Saiba como conseguir PRÊMIOS e bônus por colocar o CPF na nota fiscal