3 requisitos para conseguir uma aposentadoria por invalidez através do INSS

Se você é segurado do INSS e está pensando em solicitar a aposentadoria por invalidez, confira quais os requisitos necessários!

Se você é trabalhador e sofre com certas enfermidades decorrentes do trabalho que te incapacitam de realizar adequadamente seu serviço, saiba que, dependendo da incapacidade, você pode ter direito à chamada aposentadoria por invalidez. Assim como outras modalidades, entretanto, ela possui regras próprias de concessão.

Quer saber quem pode ter acesso a essa modalidade e quais as regras para que ela seja liberada? Então continue acompanhando a matéria abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o tema!

Se você cumpre três requisitos básicos impostos pelo INSS, saiba que pode ter direito de solicitar a aposentadoria por invalidez. Confira!
Se você cumpre três requisitos básicos impostos pelo INSS, saiba que pode ter direito de solicitar a aposentadoria por invalidez. Confira! / Foto: divulgação / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda como funciona a modalidade de aposentadoria

Primeiramente, a aposentadoria por invalidez é uma modalidade direcionada aos trabalhadores que já não possuem mais capacidade de trabalhar na sua área ou em qualquer outra devido a algum problema de saúde que pode ou não ser decorrente do serviço realizado.

Dito isso, o primeiro passo para entender como a aposentadoria funciona é saber que não há doenças específicas que possam conceder direito a ela, pois tudo depende de como a enfermidade afeta a vida profissional do segurado. Ou seja, uma mesma doença pode ser incapacitante para uma pessoa e para outra não, gerando apenas algumas limitações.

Dessa forma, para conseguir essa modalidade é necessário ser atestado como um cidadão permanentemente incapaz de exercer atividades, sem possibilidade, inclusive, de recuperação. Para que se comprove esse ponto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) envia à casa do solicitante um médico perito, que deve avaliar a situação do trabalhador para constatar se ele deve ou não ter acesso ao benefício.

O que pode acontecer nesse cenário é o INSS realmente constatar que o trabalhador não tem condições de voltar ou então entender que ele pode ser realocado em outra função, que exija menos esforço. Isso indicaria que a incapacidade permanente é inexistente, excluindo a necessidade de concessão do benefício.

Por exemplo, para pessoas que sempre trabalharam de forma braçal, como no caso de carga e descarga de caminhões, o INSS pode entender que a função não serve mais para o segurado, mas ele pode continuar atuando em um escritório da empresa.

Veja também: Salários do INSS serão reajustados a partir deste dia: AUMENTO é confirmado!

Requisitos para solicitar a aposentadoria por invalidez

Como dito anteriormente, o requisito principal para ter acesso à aposentadoria por invalidez é ser considerado permanentemente incapaz de exercer serviço. Agora que você já entendeu esse ponto, confira quais são as três outras exigências para que o benefício seja concedido:

  1. Ser considerado permanentemente incapaz de exercer atividades laborais, condição que deve ser comprovada através de uma perícia médica agendada pelo INSS;
  2. Ter carência de um mínimo de doze contribuições à Previdência Social;
  3. Ter qualidade de segurado do instituto (todos que contribuem possuem).

Apesar disso, há situações em que a carência não é necessária. Por exemplo, aqueles que possuem doenças graves de coração, nos rins ou no fígado, pessoas que possuem cegueira total ou monocular, pessoas com câncer, trabalhadores com HIV ou mal de Parkinson.

Veja também: Aposentados recebem ÓTIMA notícia em 2023; confira a novidade!