Como faço para conseguir remédios GRATUITOS através da Farmácia Popular? Confira!

Será que todo mundo pode pegar remédio de graça no Farmácia Popular? Conheça as regras para receber

O programa Farmácia Popular voltou novamente e está ajudando muitos cidadãos com o retorno de medicamentos grátis. A boa notícia é que o programa foi estendido para mais cidadãos.

Sendo assim, além dos beneficiários dos programas sociais terem direito de receber os medicamentos, outras pessoas também terão direito ao benefício também. Saiba como funciona o programa a partir de agora no decorrer da leitura.

Como faço para conseguir remédios GRATUITOS através do Farmácia Popular? Confira!
Programa Farmácia Popular: veja quem pode receber receber os medicamentos gratuitamente. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

Como funciona o programa Farmácia Popular?

O programa de distribuição de medicamentos gratuitos do governo federal ganha destaque novamente, com uma nova abordagem. 

Agora, o programa Farmácia Popular anunciou uma nova extensão do benefício. A saber, mais de 21,25 milhões de famílias que  integram o programa Bolsa Família serão beneficiadas. 

Além disso, outros cidadãos também serão contemplados e já no mês de junho o Ministério da Saúde lançou uma nova iniciativa que irá beneficiar mais cidadãos.

A ideia principal é que os beneficiários terão acesso gratuito a 40 tipos de medicamentos para quem faz parte do Bolsa Família. Estima-se que mais de 55 milhões de cidadãos receberão os remédios gratuitamente por meio dessa medida.

Na época da volta do programa, o presidente Lula chegou a relembrar que antes de sua criação, muitos brasileiros fizeram consultas médicas sem poder comprar os medicamentos.

Ou seja, com as receitas em casa e sem condições de adquirir os remédios prescritos, o presidente criticou a administração anterior, e declarou que não houve investimento adequado no programa durante o governo anterior.

Veja também: Nova Farmácia Popular já está beneficiando MILHÕES de inscritos: garanta seu medicamento DE GRAÇA

Quais foram as mudanças feitas no programa?

Os remédios gratuitos no Farmácia Popular podem ser acessados por todos? Após a reformulação do programa ser feita pelo presidente Lula, algumas regras foram acrescentadas.

Mesmo antes da associação dos beneficiários do Bolsa Família, parte significativa da população de baixa renda já tinha direito aos medicamentos gratuitos. 

Mesmo sem a necessidade de comprovar renda, muitos cidadãos carentes podiam adquirir os medicamentos de forma gratuita, era só apresentar a receita médica nas farmácias parceiras.

Esse público foi estendido no novo programa tanto para os medicamentos gratuitos, quanto para alguns produtos e itens de higiene pessoais que contam com descontos.

Esses outros produtos são subsidiados pelo Governo Federal, tornando a saúde e a higiene básica acessível a todos os brasileiros.

Vale destacar que existe uma lista de medicamentos que abrangem diversas condições médicas e por isso estão liberados pelo programa. Confira a lista de medicamentos GRATUITOS disponíveis pelo programa Farmácia Popular:

  • Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg), dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg), sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg);
  • Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg), glibenclamida (5 mg), insulina humana regular (100 ui/ml), insulina humana (100 ui/ml);
  • Hipertensão: atenolol (25 mg), besilato de anlodipino (5 mg), captopril (25 mg), cloridrato de propranolol (40 mg), hidroclorotiazida (25mg), losartana potassica (50 mg), maleato de enalapril (10 mg), espironolactona (25 mg), furosemida (40 mg), succinato de metoprolol (25 ml).

Com coparticipação (gratuitos para quem participa do Bolsa Família)

  • Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg), etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg), noretisterona (0,35 mg), valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg),
  • Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg);
  • Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg), cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg);
  • Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg);
  • Incontinência urinária: fralda geriátrica;
  • Osteoporose: alendronato de sódio (70 mg);
  • Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg), dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose);
  • Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg).

Para conseguir a medicação gratuita, o cidadão deve ir a um estabelecimento credenciado pela Farmácia Popular, e apresentar a seguinte documentação:

  • Apresentar um documento oficial de identidade com foto (RG, CNH) e número do CPF;
  • Apresentar a receita médica dentro do prazo de validade, seja emitida pelo SUS ou por um médico particular.

Para retirar as fraldas geriátricas, é preciso que o solicitante tenha mais de 60 anos ou seja pessoa com deficiência. É preciso apresentar prescrição médica, laudo ou atestado comprovando a necessidade do uso de fraldas.

Saiba mais: Saúde ACESSÍVEL para todos: confira a lista REMÉDIOS GRATUITOS da Farmácia Popular em todo o País