Conheça o setor da economia onde SOBRA EMPREGO e FALTA GENTE para trabalhar

Esta área da indústria enfrenta sofre com a falta de pessoal qualificado. Profissionais preferem trabalhar com autônomos para receberem mais.

A verdade é que a busca por empregos cresce cada vez mais no Brasil, mas um setor da economia está com vagas sobrando. Seguindo a contramão das maioria das áreas, esta área sofre com falta profissionais. O problema já existe há algum tempo. Especialistas afirmam que até 2025, mais de 100 mil empregos serão gerados por esta área. No entanto, os empregadores precisam superar alguns obstáculos. 

De forma geral, o principal motivo para a falta de profissionais neste setor da economia é a falta de interesse dos profissionais. Mesmo já sendo uma das áreas que mais geram empregos no país, ainda há um desinteresse pelas oportunidades desta indústria. De acordo com um levantamento do portal Globo Repórter, esta área é a segunda com mais geração de empregos – só perdendo para a indústria alimentícia. 

Conheça-o-setor-da-economia
Este setor da economia é afetado pela falta de profissionais – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Setor da economia sofre com falta de profissionais; entenda o que está acontecendo 

Antes de mais nada é importante deixar claro que o setor da economia é um dos mais rentáveis. Mesmo em momentos de crise, a população ainda procura por produtos desta área. Afinal de contas, trata-se de uma necessidade básica das pessoas. Estamos falando do setor têxtil. Por mais que gere cerca de 1,5 milhões de empregos diretos e 8 milhões de empregos indiretos no país, ainda falta mão de obra. 

A reportagem do Globo Repórter informou que existem fábricas com capacidade de 50% de expansão. Mesmo com os recursos, os proprietários não conseguem aumentar a produção. Afinal de contas, faltam profissionais do ramo. O cargo que a indústria têxtil mais necessita é o de costureiro. Contudo, outros cargos também estão em falta. Confira a lista completa. 

  • Costureiro;
  • Operador de máquinas;
  • Modelista e pilotista;
  • Assistente de criação;
  • Planejamento. 

Entenda o porquê da falta de profissionais 

Por mais que a indústria têxtil esteja sofrendo com a falta de profissionais, as condições de trabalho ainda são consideradas ruins. Ou seja, as jornadas de trabalho são altas, enquanto que o salário é baixo. Muitas vezes, as indústrias não oferecem nenhum tipo de benefício ao trabalhador. Por essa razão, este setor da economia enfrenta dificuldades no crescimento. De acordo com o Sindicato dos Costureiros, se as condições fossem melhores, não haveria este problema. 

Veja também: COMUNICADO NACIONAL sobre o PIX acaba de sair (15/07)

Costureiros preferem trabalhar como autônomos 

Conforme já mencionado, o setor da economia é um dos que mais geram lucros no país. Afinal, mesmo em momentos de crise financeira, as pessoas continuam comprando roupas. Por enquanto as indústrias não conseguem contratar funcionários, existem costureiras e costureiros que ganham dinheiro trabalhando por conta própria. 

É o caso da empreendedora Grace Lopes, que mora no estado do Pará. Ela iniciou no ramo de produção de biquínis, como uma forma de ganhar uma renda extra. O negócio fez tanto sucesso que se tornou uma de suas principais fontes de renda. Em Goiás, na cidade de Bela Vista, um homem deixou seu emprego como mecânico para trabalhar com costura junto com a esposa. 

Veja também: Restituição do IMPOSTO DE RENDA 2023: pagamentos já estão sendo feitos? Confira a seguir!