Conflito de US$ 3 bilhões pode afetar futuro de ‘South Park’
A estreia da 27ª temporada de “South Park”, marcada para o final deste mês, está incerta devido a uma disputa envolvendo seus criadores, Trey Parker e Matt Stone, e as empresas Paramount Global e Skydance. O conflito gira em torno de um novo contrato de 10 anos, avaliado em US$ 3 bilhões, que triplicaria o valor do acordo atual, que vence em 2027.
Parker e Stone, por meio da sua empresa Park County, acreditam ter fechado um acordo preliminar com a Paramount antes da aquisição pela Skydance. No entanto, a Skydance, que agora tem direitos de aprovação sobre contratos, deseja limitar a duração do novo acordo a apenas cinco anos, argumentando que isso se alinha melhor à situação financeira atual da indústria de entretenimento, que está em constante mudança.
Em um comunicado, um representante de Park County afirmou que não há uma solução no momento, mas todos envolvidos reconhecem a importância de encontrar um desfecho rápido. Tanto a Skydance quanto a Paramount não comentaram publicamente sobre o assunto.
A situação se complica ainda mais, pois há a possibilidade de que o caso vá parar nos tribunais. Parker e Stone contrataram Bryan Freedman, um advogado conhecido por sua abordagem agressiva em negociações, para preparar um possível processo contra a Skydance, acusando-a de interferir nas negociações contratuais. Essa disputa pode resultar também em um desgaste para a imagem da Skydance, que enfrentaria críticas como mais um exemplo de fusão problemática na indústria do entretenimento.
O adiamento da estreia da nova temporada, que agora está prevista para 23 de julho, é um reflexo das complicações em torno da fusão entre a Paramount e a Skydance. A relação entre Parker, Stone e a Skydance está em xeque, afetando o futuro de “South Park”, que já conta com mais de 28 anos e 300 episódios.
Em um post nas redes sociais, Parker e Stone expressaram suas frustrações, afirmando: “Essa fusão é uma bagunça e está atrapalhando ‘South Park’. Estamos trabalhando em novos episódios e esperamos que os fãs consigam vê-los de alguma forma.”
“South Park” é de propriedade da Paramount, enquanto os direitos de streaming são geridos por meio de uma joint venture entre Parker, Stone e a Paramount, chamada South Park Digital Studios. Essa parceria é regida por um conselho de cinco membros, incluindo representantes da Paramount.
Desde 2007, a Park County tem um acordo incomum que garante cerca de 50% da receita de streaming pela joint venture. Enquanto o programa teve grande sucesso na TV tradicional e em DVDs, a era do streaming mudou drasticamente a forma como os vídeos são monetizados. No entanto, contratos de streaming do programa expiraram em 23 de junho, forçando uma extensão do acordo com a Warner Bros. Discovery para manter “South Park” no HBO Max temporariamente.
As negociações entre a Paramount e a Park County têm sido tensas. O advogado da Park County, Kevin Morris, reafirmou a intenção de manter um pacto de dez anos no valor de pelo menos US$ 3 bilhões. Por outro lado, a Paramount, liderada por Chris McCarthy, busca negociar os termos do acordo com os outros co-CEOs da empresa.
Além disso, a fusão entre a Paramount e a Skydance está atrasada por questões políticas e litigiosas, incluindo um processo relacionado à famosa série “60 Minutes”.
Um fator importante nas negociações é um empréstimo de US$ 800 milhões que a Park County obteve em 2023 de um grupo de capital privado. Parker e Stone podem estar sob pressão financeira para quitar cerca de US$ 80 milhões em juros anuais.
As tensões entre Park County e a Skydance aumentaram, com a Park County enviando uma carta pedindo que Skydance cessem qualquer interferência nas negociações. “Se essas atividades continuarem, não teremos escolha a não ser agir para proteger nossos direitos e cumprir nossas obrigações com o público”, afirma a carta.
A situação atual é crítica e requer uma resolução rápida para evitar mais complicações e garantir que a nova temporada de “South Park” possa ser lançada, mantendo assim a longa trajetória da série na televisão.