Confira todas as moedas brasileiras VALIOSAS e como vender e LUCRAR: você tem alguma?

Se você tem alguma dessas moedas em casa, já prepare sua carteira, pois vai chegar dinheiro!

Muitas pessoas não fazem ideia ou acabam se esquecendo no dia a dia, mas no Brasil há um mercado muito lucrativo que está apenas esperando que alguma pessoa tenha um pouquinho de sorte. Trata-se das coleções de moedas raras, que podem conceder valores satisfatórios para aqueles que possuírem itens raros e bem conservados.

Logo, se você ficou curioso para sabe rum pouco mais sobre a possibilidade de ganhar dinheiro com esses itens, continue acompanhando o texto a seguir e veja como identificar as moedas raras e a melhor forma de vendê-las!

Você sabia que pode ganhar uma baita grana com algumas moedas? Veja como fazer isso!
Você sabia que pode ganhar uma baita grana com algumas moedas? Veja como fazer isso! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como classificar as moedas valiosas?

A princípio, as moedas antigas passam por uma avaliação que leva em conta diversos itens importantes. Eles são determinantes não somente para que se saiba quanto essa moeda vale, mas também para que o sortudo entenda se ela vale a quantia máxima a ser paga ou não.

Segundo as classificações oficiais realizadas pelos numismatas, que são os colecionadores desses itens, as melhores formas de lucrar com elas é atendendo aos seguintes requisitos:

  • Sem Circular (SOB): moedas totalmente novas, sem nenhuma marca de uso ou de desgaste;
  • Muito Bem Conservada (MBC): alguns sinais leves de circulação, mas nada que afete os detalhes mais importantes;
  • Bem Conservada (BC): sinais de circulação mais evidentes, como desgastes nas bordas ou nos relevos;
  • Regular: moedas com desgastes consideráveis, com danos superficiais e particularidades menos perceptíveis;
  • Fradinha (F): pouquíssimos detalhes visíveis, muito desgastada com o tempo e uso.

Ainda, o valor das moedas antigas passa por diversas outras influências, como o nível de raridade que ela apresenta, a demanda atual por aquele modelo (que pode mudar de tempos em tempos), o estado de conservação, como visto acima, além do ano de emissão e da cunhagem.

Veja também: Essas moedas brasileiras raras podem valer uma FORTUNA; veja se você tem uma dessas em casa

De que forma posso vendê-las?

Por fim, se você acha que possui algumas moedas raras em mãos, pode tentar vendê-las para as pessoas que estão dispostas a pagar uma boa quantia em dinheiro por elas. Para fazer isso, você deve seguir alguns passos fundamentais, como:

  • Solicitar a avaliação de um profissional, que vai analisar todos os detalhes dos quais falamos acima;
  • Manter registros com muitos detalhes sobre os itens que vai querer vender, como o ano em que elas foram emitidas, suas classificações e informações históricas;
  • Fazer uma boa apresentação visual, tirando fotos e gravando vídeos dos detalhes que mais chamam atenção;
  • Utilizar a tabela atualizada de valores do modelo que pretende oferecer, para que assim possa cobrar um valor justo, nem muito abaixo, nem muito acima do esperado.

Caso queira vendê-las e não sabe por onde começar a fazer isso, depois de passar por todos esses processos, você pode escolher se quer fazer isso pessoalmente em antiquários ou para especialistas. Outra opção é oferecê-las na internet, pelo Mercado Livre (https://www.mercadolivre.com.br/) ou Enjoei (https://www.enjoei.com.br/), por exemplo.

Veja também: Você faz ideia de quanto DINHEIRO existe no planeta? A VERDADEIRA quantia é ESPANTOSA