Confira os cursos com as notas de corte mais BAIXAS do SiSU 2023

Veja quais foram os cursos que tiveram as notas de corte mais altas e mais baixas nas últimas edições do Sisu e confira em qual deles você pode ter a chance de entrar.

Cursos com as notas de corte mais baixas do Sisu – As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 foram divulgadas na última quinta-feira, 9 de fevereiro. Até o dia 16 de fevereiro, com a abertura das matrículas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos ficarão ansiosos para saber se vão conseguir ter um desempenho bom o suficiente para serem aceitos na universidade.

Para ter uma ideia de suas chances, os alunos podem conferir as notas de corte dos anos anteriores. Nesta reportagem, mostramos quais foram as 10 maiores e 10 menores notas do Sisu em 2021, já que os dados de 2022 ainda não estão disponíveis.

Confira os cursos com as notas de corte mais BAIXAS do SiSU 2023
Veja a lista dos cursos no SiSU com as notas de corte mais baixas. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Explicação

Alguns pontos a serem destacados:

– Entre os cursos mais disputados pelos candidatos, quase todos são na área da saúde.

– O curso líder da tabela do 1º semestre de 2021 foi medicina, na Universidade Federal do Maranhão (952,51 pontos, no campus São Luís).

– A UFMA também ocupou mais 5 posições no top 10 desta edição: medicina em Imperatriz (931,61) e em Pinheiro (929,47), além de direito (885,02) e odontologia (880,44) na capital.

– Os cursos de química, física, matemática, filosofia, geografia e engenharia florestal aparecem com as notas de corte mais baixas. A menor de todas foi registrado na graduação de química da Universidade Federal de Fronteira do Sul (UFFS), em Realeza (PR), com pontuação de 363,32.

As classificações abaixo consideram apenas notas de corte para ampla concorrência (ou seja, sem as cotas). Os cursos que tiveram menos matrículas do que vagas disponíveis não constam no levantamento a seguir.

Veja também: Bolsas de estudo SENAC: centenas de vagas divididas em 45 cursos de capacitação, saiba como concorrer

Cursos com as notas de Corte mais altas do Sisu no 1º semestre

Estado – Município – Instituição de Ensino Superior – Curso / Turno – Nota de Corte – Vagas

MA – São Luís – UFMA-UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – DIREITO – MATUTINO – 885,02 – 25

MA – São Luís – UFMA-UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – DIREITO – NOTURNO – 873,98 – 25

SP – São Carlos – USP-UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ENGENHARIA AERONÁUTICA – INTEGRAL – 66,43 – 3

MA – São Luís – UFMA-UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – MEDICINA – INTEGRAL – 952,51 – 25

MA – Imperatriz – UFMA-UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – MEDICINA – INTEGRAL – 931,61 – 20

Veja também: Estude de GRAÇA na Alemanha: bolsa de 1.200 EUROS, confira

Notas de Corte mais baixas do Sisu no 1º semestre

Estado – Município – Instituição de Ensino Superior – Curso / Turno – Nota de Corte – Vagas

BA – Porto Seguro – UFSB-UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA – INTERDISCIPLINAR EM ARTES E SUAS TECNOLOGIAS – NOTURNO – 432,84 – 3

MT – Pontal Do Araguaia – UFMT-UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – FÍSICA – NOTURNO – 432,34 – 22

MT – Rondonópolis – UFR-UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS – MATEMÁTICA – VESPERTINO – 436,52 – 17

MT – Sinop – UFMT-UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA – FÍSICA – NOTURNO – 449,5 – 28

PR – Realeza – UFFS-UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – QUÍMICA – NOTURNO – 363,32 – 4

Veja também: REVELADO: saiba quais são os 8 cursos com as maiores notas de corte no SiSU

Em quais datas posso tentar uma vaga na universidade?

Em fevereiro se iniciam as inscrições de alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos programas que dão acesso às universidades. Cada um deles possui uma metodologia diferente, concedendo oportunidades distintas aos interessados. Confira quando estarão disponíveis.

SiSU

Primeiramente, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) concede aos interessados a chance de entrarem em universidades públicas de todo o país, independente do estado em que se reside. O importante aqui é a nota que o aluno conseguiu no Enem, que será usada para entrar em uma das duas opções de cursos possíveis. As inscrições começam no dia 16 de fevereiro e vão até o dia 24 pelo site (https://acessounico.mec.gov.br/sisu).

Fies

Agora, se você está interessado em entrar em uma faculdade particular sem precisar se preocupar com o pagamento imediato das parcelas do curso, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pode te ajudar, pois ele exige a quitação da dívida somente após o término dos estudos. Para isso, se inscreva pelo site (https://acessounico.mec.gov.br/fies) entre os dias 7 e 10 de março.

ProUni

Por fim, caso você queira concorrer a uma vaga totalmente gratuita ou com 50% de desconto, que tal se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni)? Através dele os alunos podem conseguir isenção total ou parcial, que pode ser conseguida através da inscrição pelo site (https://acessounico.mec.gov.br/prouni) entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março.

Quais são os cursos mais concorridos do SiSU?

De acordo com uma pesquisa da Gama Pré-vestibular, os cursos mais concorridos neste ano dentre os alunos que prestaram o Enem e pretendem se inscrever no Sisu são os de saúde. Portanto, cursos como biomedicina, enfermagem e a própria medicina serão os mais disputados neste ano.

Dentre as universidades mais apontadas como as favoritas, entram a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) que, levando em consideração as cotas, apresenta uma nota de corte máxima de 793,90 nas matérias sugeridas. Outra universidade que está atraindo estudantes é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com uma nota de corte de 778,40.

Ademais, universidades estaduais também estão sendo muito buscadas, como é o caso da Universidade de Londrina (UEL), com uma nota de corte de 776,6. Fora ela, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) também está sendo procurado, mas apresenta uma nota mínima de 715,50, considerando as cotas.