INMET acaba de emitir comunicado sobre o novo CICLONE extratropical: começa HOJE!

Fique atento para as últimas informações sobre o ciclone extratropical que chega ao Brasil agora!

O mês de julho continua sendo muito agitado em várias regiões do Brasil quando o assunto é meteorologia. Com um inverno cheio de alterações na temperatura, alguns eventos estão trazendo muita dor de cabeça para centenas de famílias. 

Por isso é importante ficar atento para o comunicado sobre novo ciclone extratropical neste momento. Fique ligado e saiba exatamente quem precisa ficar ligado para a possibilidade de altos volumes de chuva. Confira a gravidade da situação e saiba se há real motivo para preocupação onde você mora nestas próximas 48 horas!

Ciclone extratropical
Confira todos os detalhes sobre a temperatura nos próximos dias (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Ciclone extratropical hoje

Desde o mês passado centenas de brasileiros e brasileiras passaram por problemas por conta das condições climáticas. O alto volume de chuvas e os ventos são as maiores preocupações. É por isso que o alerta de ciclone extratropical hoje chamou tanta atenção.

De acordo com órgãos meteorológicos, uma frente fria chega na quarta-feira (26) junto com um novos ventos. 

Isso acontece ao mesmo tempo nas regiões do Sul do Brasil, na Argentina, Paraguai e Uruguai. É no litoral deste último país que o ciclone se forma agora. 

De acordo com as fontes especializadas, esse será o quarto ciclone extratropical que se forma no Rio Grande do Sul em menos de dois meses.

Veja também: Estados se aproximando da temperatura NEGATIVA: 0ºC nos próximos dias?

Rajadas de ventos 

Uma das grandes preocupações é sobre a força dos ventos que estão afetando as regiões nos últimos 30 dias. 

Contudo, a boa notícia é que as rajadas de ventos mais intensas no Brasil – no Rio Grande do Sul – não vão alcançar valores próximos aos anteriores. A previsão era de um máximo de 60 km/h, porém, as nuvens cumulonimbus podem formar rajadas de até 70 km/h. 

Além disso, chuvas fortes também podem ser vistas hoje em algumas regiões. No extremo sul do Brasil são aguardados mais de 40 mm de chuva em Pelotas, por exemplo. 

Até quando vai o novo ciclone?

Ao que tudo indica, esse novo evento não vai muito longe. O novo ciclone extratropical que se forma principalmente no Uruguai nesta quarta-feira só vai até quinta-feira (27). 

Depois disso, ele se afasta rapidamente para alto mar. Ainda assim, são esperados ventos moderados no litoral do estado gaúcho na própria quinta.

Ciclone vai trazer neve?

Por fim, é importante lembrar que o sul do país deve passar por uma influência forte de ar frio de origem polar. 

Ao que tudo indica, esse processo começa na quinta-feira e vai até o próximo domingo (30). O resultado direto disso são as baixas temperaturas, o vento leve ou moderado e o frio. 

Existe uma previsão de geada no Rio Grande do Sul que pode surgir justamente com essa queda nos termômetros. Ainda assim, não é possível afirmar que vai ter neve embora essa tenha sido uma previsão no último fim de semana. 

Ou seja, os moradores de municípios da serra e de regiões mais altas devem ficar atentos para as próximas horas. 

Veja também: Instituto de Meteorologia acaba de anunciar CHUVAS FORTES nestas regiões do país: confira!