COMUNICADO para os segurados do INSS: saiba mais sobre a novidade

Os segurados do INSS podem solicitar a revisão da sua aposentadoria para aumentar o valor do seu benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) funciona como uma autarquia que se encontra vinculada ao governo federal e também ao Ministério do Trabalho e Previdência, que por sua vez é responsável por receber as contribuições referentes ao Regime Geral da Previdência Social.

A Previdência Social, por sua vez, realiza o pagamento dos diversos benefícios que se encontram previstos no núcleo das Atividades Exclusivas de Estado, como é o caso da pensão por morte, aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e auxílio-doença.

Os segurados do INSS podem solicitar revisões do seu benefício e isso pode fazer até com que o valor da sua remuneração aumente. Saiba como!

Segurados do INSS podem solicitar revisão do seu benefício. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS emite comunicado sobre revisões

Os aposentados, pensionistas e também aqueles que estão prestes a se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter acesso a três tipos de revisão para aumentar o valor pago pelo seu benefício. Dessa forma, em algumas situações, a correção de erros ou omissões de cálculo podem ser bastante vantajosas.

As revisões em questão podem acabar resultando em grande aumento na remuneração que os segurados recebem todos os meses. Cada revisão pode ser aplicada em um caso específico para que o valor da aposentadoria seja aumentado. Assim, é necessário que os segurados avaliem os critérios para saber se vale a pena solicitar a revisão.

As modalidades de revisão são as seguintes:

  • Revisão da vida toda: essa modalidade de revisão é voltada para o valor da aposentadoria que pode ser calculado a partir de todos os salários referentes às contribuições do segurado desde julho de 1994, ao invés de levar em consideração apenas os 80% referente aos maiores salários de contribuições que foram feitas após essa data;
  • Revisão do teto: essa revisão é voltada para os trabalhadores que se aposentaram entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003. Nesta modalidade, a aposentadoria é recalculada de acordo com os tetos máximos que foram estabelecidos a partir das emendas 20/1998 e 41/2003;
  • Revisão por erro no cálculo: essa revisão pode ser solicitada caso o segurado note algum erro no cálculo do seu benefício. O prazo para essa modalidade é de dez anos após começar a receber o benefício.

Na grande parte das vezes, as revisões dos benefícios podem trazer vantagens para os segurados, mas no caso da Revisão da Vida Toda elas podem trazer prejuízos para os segurados. O recomendado é que os segurados procurem um profissional especializado para realizar o cálculo.

Confira também: Lista REVELA quem vai receber os atrasados do INSS: R$ 2,3 BI para aposentados e pensionistas

Modalidades de aposentadoria disponíveis no INSS

O INSS disponibiliza algumas modalidades de aposentadoria para os trabalhadores brasileiros, como as seguintes:

  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Tempo de Contribuição;
  • Aposentadoria da Pessoa com Deficiência por Idade;
  • Aposentadoria por Idade Rural;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição do professor;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição de professor;
  • Aposentadoria por Idade Urbana.

Saiba mais: Brasileiros estão CHOCADOS: INSS alterou a idade mínima para se aposentar no país