COMUNICADO para todos os endividados há mais de 5 anos: você precisa ficar sabendo

Milhões de brasileiros estão com dívidas ativas neste momento e devem tomar cuidado para não terem maiores problemas; entenda melhor o comunicado.

Hoje em dia, o endividamento dos brasileiros é uma das maiores preocupações existentes não somente entre membros do Governo Federal como também entre a própria população. Um dos motivos para isso é que recentemente o Brasil atingiu uma marca recorde histórica quando se trata do número de cidadãos que estão com algum débito em atividade. Dessa maneira, o número ultrapassou o contingente de 72 milhões de pessoas.

Dessa maneira, fica evidente que os brasileiros estão atravessando problemas financeiros e que isso pode significar que o dinheiro que recebem como remuneração, por exemplo, não está sendo suficiente para que eles consigam quitar as suas dívidas e ainda manter a qualidade de vida.

A realidade de endividamento no país, na verdade, está relacionada a uma série de motivos, dentre elas a crise econômica acentuada pela pandemia de Covid-19, que perdurou durante os anos de 2020 a 2021. Veja mais a seguir.

COMUNICADO para todos os endividados há mais de 5 anos: você precisa ficar sabendo
Brasileiros que estão endividados durante esse tempo estão comemorando essa nova notícia? / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Comunicado para os endividados por mais de 5 anos

Com esse cenário e pensando em contribuir para que os brasileiros possam se planejar para quitarem as suas dívidas, a empresa de proteção ao crédito Serasa lançou um comunicado que pode trazer uma resposta para um grande equívoco que milhões de brasileiros compartilham.

Isso ocorre uma vez que é muito normal que as pessoas pensem que uma dívida pode caducar em 5 anos. Ou seja, transcorrido esse período, a dívida simplesmente deixa de existir e não precisa mais ser paga, havendo um “perdão” imediato do valor devido.

No entanto, é importante destacar que isso não é exatamente verdade e esse raciocínio, na verdade, pode acabar sendo responsável por causar um aumento do valor da dívida em decorrência da cobrança de taxas de juros.

Em nota, o Serasa deixa claro que a dívida não deixa de existir após 5 anos. Leia:

Existe o dever de pagar a dívida. Se uma das parcelas não for paga, o tomador desse empréstimo fica inadimplente em relação à dívida. Nesse caso, até que o pagamento seja realizado, o papel do consumidor não foi cumprido integralmente

Veja também: FINALMENTE o WhatsApp está ouvindo usuários que utilizam o aplicativo no trabalho: confira a GRANDE novidade do programa

O que acontece com a dívida após esse tempo?

O que acontece é que a dívida depois do período de 5 anos passa por um processo que a faz não ser mais levada em consideração para o Score do Serasa, que é responsável por indicar o histórico financeiro de um determinado indivíduo, refletindo se ele é ou não um bom pagador de suas dívidas.

No entanto, o valor devido continua existindo, e a pessoa que contraiu a dívida continua tendo a obrigação de arcar com o pagamento desse valor. Dessa maneira, elas seguem em aberto e o endividado deverá buscar uma negociação com a empresa credora para quitar o débito, que seguirá aberto na instituição.

Veja também: Dica SECRETA ajuda beneficiários a pagarem o MENOR VALOR POSSÍVEL no financiamento do Minha Casa, Minha Vida; confira!