COMUNICADO GERAL para todos os brasileiros que ainda colocam o CPF em notas fiscais

Serasa emite comunicado para brasileiros que informam o CPF em notas fiscais: veja o que foi dito e atente-se.

No Brasil, tornou-se comum a prática de incluir o CPF na Nota Fiscal. Inclusive, esta é uma opção oferecida em diversos estabelecimentos espalhados por todo o país. A iniciativa não só oferece benefícios aos consumidores, mas também é vantajosa para o Governo Federal, já que viabiliza o monitoramento constante para assegurar o cumprimento das responsabilidades fiscais por parte das empresas.

Há pouco tempo, a Serasa informou aos consumidores que o CPF na nota fiscal realmente traz uma série de benefícios. Alguns, por exemplo, podem facilitar a entrada em programas estaduais que oferecem prêmios, seja por sorteio ou através da leitura de QR Codes das notas. Essas vantagens, por sua vez, podem se traduzir em descontos em serviços ou até mesmo prêmios em dinheiro. Veja mais detalhes a seguir.

Saiba disso e esteja seguro em relação a prática. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

CPF na nota é vantajoso para o consumidor?

De acordo com a Serasa, sim. Inclusive, o órgão regulador e protetor do crédito também afirma que o CPF, além de construir um sistema tributário mais justo, também permite que você tenha acesso a recompensas em todo o país. Em alguns casos, as administrações estaduais conseguem controlar a tributação comercial com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), combatendo a sonegação.

Mais ainda, há quem diga também que o CPF na nota fiscal ajuda no score da Serasa, algo tão buscado pelos consumidores. No entanto, o órgão nunca emitiu nenhum comunicado referente ao assunto. Nesse sentido, caso você esteja buscando alternativas para isso, veja o tópico abaixo.

Saiba também: Verdade ou mito: colocar o CPF na nota pode me deixar MILIONÁRIO? 

Aprenda a aumentar o score na Serasa

Nas linhas abaixo, veja algumas dicas para aumentar sua pontuação na Serasa e ter maior facilidade em liberação de empréstimo e concessão de crédito:

  • Evite atrasos nos pagamentos: Caso enfrente a situação de ter seu nome negativado, busque limpá-lo o mais rapidamente. Para isso, participe do Desenrola Brasil, um novo programa governamental que facilita a renegociação de dívidas.
  • Mantenha o pagamento das contas em dia: Garanta que suas obrigações financeiras sejam cumpridas dentro do prazo, evitando atrasos após a data de vencimento.
  • Utilize o crédito com responsabilidade: Evite ultrapassar os limites estabelecidos em seus cartões de crédito e tome cuidado para não acumular dívidas excessivas.
  • Seja seletivo ao abrir contas: Esteja ciente de que a abertura frequente de contas pode ter um impacto negativo em sua pontuação de crédito. Opte por abrir contas somente quando necessário, em instituições financeiras confiáveis.

Mas atenção…

Atualmente, muitas pessoas buscam regularizar suas pendências financeiras. Com o lançamento do programa Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas de pessoas com as instituições financeiras, cresceu a quantidade de pessoas que deixaram a fila de inadimplência no país. Contudo, não demorou muito para os golpistas tentarem enganar as pessoas com falsos benefícios.

Os criminosos começaram a espalhar diversos links maliciosos, de certa forma iguais do site oficial do banco, através das redes sociais, ou da engenharia social. O objetivo dos golpes nada mais é do que enganar e capturar dados dos usuários e, assim, realizar até transações financeiras.

Por isso, é preciso ter cuidado. Neste cenário, as dicas são:

  • Use canais seguros para renegociação – por exemplo, o site oficial da Serasa: https://www.serasa.com.br/;
  • Nunca forneça informações pessoais, como, senhas ou dados bancários;
  • Tenha muito cuidado com posts e links encontrados em redes sociais.

Veja também: Os donos desses CPFs poderão APROVEITAR R$ 3,9 mil do FGTS; veja quem tem direito