Saiba como se PROTEGER dos GOLPES via PIX

Entenda o que pode ser feito para prevenir

Antes de mais nada, o PIX é uma ferramenta um tanto quanto útil para todos os brasileiros. A ferramenta começou a ser desenvolvida em 2018, mas entrou em vigor no ano de 2020. Atualmente, neste ano de 2022, o Brasil já ocupa a posição de 4º lugar, entre os países que mais realizam transações em tempo real. Um número um tanto quanto impactante, não?!

Acontece, portanto, que mediante as facilidades de uso da ferramenta, também encontra-se a facilidade de golpes. Os criminosos estão o tempo inteiro buscando novas formas de aplicação de golpes nos indivíduos, principalmente, pelo meio virtual. Assim sendo, é importante que todos estejam cientes dos principais golpes aplicados, para assim, possivelmente, evitar que sejam uma vítima.

Como se proteger dos golpes via PIX
Como agem os golpistas / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Golpes aplicados via PIX

1. A falsa “chave”

Para que seja possível realizar uma transação de forma imediata, seja para enviar ou receber pagamentos, é necessário que os usuários criem uma “chave”. Essa “chave”, serve como uma forma de identificar para quem está sendo feito o pagamento, como se fosse a agência e conta de um banco. Porém, desde o vazamento de dados pessoais em do INSS, em meados de 2021, muitos golpistas usam a documentação de usuários não cadastrados, para efetuar o golpe. Isso acontece, porque para cadastrar as chaves, os usuários devem indicar o número de telefone, CPF ou e-mail.

2. Falso QR Code

O QR Code, também é uma facilidade do mundo moderno. Através de um código, que deve ser escaneado pela câmera do celular, os indivíduos podem efetuar pagamentos sem quaisquer outros dados. No entanto, os golpistas se aproveitam da oportunidade para programas o QR Code com valores altos, e destinados para outra pessoa, se não para quem o pagamento realmente deveria ir.

3. Comprovante falso

Existem dois tipos de comprovantes falsos. O primeiro, é através da opção de agendamento de pagamento. Esse agendamento permite que o usuário programe para que um pagamento seja feito em determinado dia e hora. Acontece, que é possível gerar um comprovante dessa transação. Assim, os golpistas enviam como se o pagamento fosse imediato, e logo após, cancelam o agendamento. O segundo, trata-se apenas da fabricação de um falso comprovante, onde o criminoso finge enviar o dinheiro, mas na verdade, não passa de um golpe. Assim, a orientação é para sempre conferir a conta bancária, mediante envio do comprovante.

4. Pagamentos pelo WhatsApp

Outro golpe muito comum, é através da falsa identidade através de um perfil no aplicativo WhatsApp. O golpe consiste em que os criminosos criem um perfil com a foto e nome de determinada pessoa. Assim, eles entram em contato com familiares e amigos, através da clonagem de contatos, e pedem para que os indivíduos enviem determinadas quantias. Muitas vezes, os criminosos alegam problemas durante uma transferência, ou ausência do valor em conta, solicitando, com urgência, o envio dos pagamentos. A orientação é sempre tentar ligar para a pessoa, para assim, saber se é realmente um pedido dela.

Veja também: Cuidado! Novo GOLPE DO MOTOBOY já movimenta mais de R$ 1,8 milhão entre vítimas

O que deve ser feito em casos de golpe

Antecipadamente, a orientação é para que todos os indivíduos cadastrem, imediatamente, toda as suas chaves nas instituições bancárias. Assim, é possível evitar a cópia desses dados. Outra recomendação, é que os indivíduos sempre entrem em contato direto com as pessoas das fotos, uma vez que for um conhecido. Além disso, para proteger o próprio perfil, os aplicativos possuem uma verificação de dois fatores. Essa verificação pode ser consultada através das configurações dos próprios aplicativos.

Assim sendo, é importante mencionar que ninguém deve enviar dinheiro sem antes ter uma comprovação de onde ele estará indo. Ainda é importante conferir todos os dados, mediante a a realização dos pagamentos, e só confirmar, após ter certeza do destino. Por fim, caso você seja vítima de um golpe, deve-se procurar imediatamente a polícia. Lá, será possível fazer um boletim de ocorrência, onde as autoridades tentarão descobrir a origem do golpe e a identidade dos golpistas.

Veja também: ATENÇÃO: Golpe do retrovisor está ficando popular no Brasil, veja como se proteger