Como saber se o CPF está irregular junto à Receita Federal? Veja como consultar a situação

Para consultar possíveis pendência em seu nome, aprenda o passo a passo

Quer saber se você tem pendências fiscais? Esse tipo de irregularidade costuma ‘manchar’ o nosso CPF ou, em caso de empresas, o CNPJ. Para conhecer a sua situação fiscal e regularizá-la, a Receita Federal disponibiliza um site oficial, chamado e-CAC.

Para realizar a consulta, o cidadão deve informar o seu CPF, já a empresa, o CNPJ. Se durante a verificação indicar algum débito, o usuário pode emitir a DARF para o pagamento. Desta forma, a situação será regularizada.

Saiba como regularizar seu CPF./Imagem: Agência Brasil/Receita Federal.

Como realizar a consulta?

Primeiro, o interessado deve acessar o site e fazer o cadastro: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login. Para isso, é importante usar o número de algum documento de identificação e informar outros dados solicitados.

Ao acessar, gere o código. Para isso, você precisa clicar em “Saiba como gerar código de acesso”. Além disso, pessoas físicas devem informar o CPF e a data de nascimento, enquanto as empresas podem informar o CNP, CPF e data de nascimento do responsável.

Será necessário também ter em mãos os números dos recibos de Declarações do Imposto de Renda dos últimos dois anos. Faça o login usando somente o CPF ou CNPJ.

Veja também: IR 2022: Sem correção na tabela, 16 milhões de brasileiros vão ser obrigados a pagar o imposto de renda

Etapas para verificar o CPF

Para consultar possíveis pendência em seu nome, aprenda o passo a passo abaixo:

  1. Entre no site e-CAC, clique na aba “Certidões”. Depois, busque por “Situação Fiscal”;
  2. Nessa etapa, você vai gerar um relatório com as informações cadastrais solicitadas. Verifique tudo que consta no informativo;
  3. Procure o setor de débitos e pendência. É nessa opção que é possível saber se há algo errado com seu CPF ou CNPJ;
  4. Caso haja alguma dívida, leia as instruções de regularização para saber como resolver todas as pendências na Receita Federal e como parcelar suas dívidas;
  5. Lá, você saberá também quais programas do Fisco são necessários baixar para se adequar às exigências e regularizar a sua solicitação.
  6. Após o download dos programas, emita o seu Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF);
  7. O usuário pode realizar o pagamento da DARF por meio da internet banking, em casa lotérica ou no caixa eletrônico.

O método que lhe ensinamos nesse artigo é o mais rápido e prático para quitar as suas pendências junto à Receita Federal. Ao realizar o procedimento, você deve ficar atento para verificar se tudo foi regularizado realmente.

Veja também: Imposto de Renda 2022: Sou obrigado a declarar neste ano? Confira todas as informações!