Como pedir reembolso do saldo no Riocard se você parar de usar
A partir do próximo sábado, dia 2, o cartão Jaé se tornará o único meio aceito para bilhetagem nos transportes públicos da cidade do Rio de Janeiro, incluindo ônibus, BRT, VLT, vans e "cabritinhos". Essa mudança marca a transição e a desativação do cartão Riocard, que não poderá ter seu saldo transferido para o novo sistema. Para aqueles que ainda possuem créditos no Riocard e desejam reembolso, é importante seguir algumas orientações que explicam como processar a devolução.
Como pedir reembolso do saldo do Riocard?
Os usuários podem solicitar o reembolso de duas maneiras: pela internet ou pessoalmente.
Pelo site: Para solicitar online, acesse o site de teleatendimento da Riocard. Após entrar, clique no botão “Clique aqui para iniciar”. O sistema mostrará a sua posição na fila virtual e a previsão de espera para o atendimento.
- Presencialmente: É possível ir a uma loja da Riocard nas seguintes localidades no Rio de Janeiro:
- Barra da Tijuca: Terminal Alvorada, Av. das Américas, s/n° – piso inferior
- Campo Grande: Terminal de Campo Grande, Rua Aurélio Figueiredo, 15 – Loja 26 A e B
- Centro:
- Central do Brasil, Praça Cristiano Otoni, s/n° – subsolo (de segunda a sexta, das 8h às 17h)
- Carioca, Rua Uruguaiana, 7
- Copacabana: Estação Siqueira Campos do metrô, Rua Tonelero, s/nº
Documentos necessários
Para solicitar o reembolso, é necessário apresentar alguns documentos:
- Carteira de identidade e CPF.
- Dados bancários para o depósito do valor reembolsado.
- Endereço completo.
- Para quem utiliza o vale-transporte, é preciso trazer uma declaração da empresa autorizando a devolução, além da carteira de trabalho.
Regras do reembolso
Os usuários podem pedir reembolso apenas do saldo total do Riocard; não é possível solicitar a devolução de uma parte do saldo. O valor será depositado diretamente na conta bancária informada e não em dinheiro. O prazo para o processamento do reembolso é de 10 a 15 dias úteis.
Vínculo do cartão ao CPF
Os cartões do Riocard não são automaticamente vinculados ao CPF do usuário. Para fazer isso, o usuário deve acessar o aplicativo, ir em “meus cartões” e adicionar o cartão. Alternativamente, pode-se acessar o site da Riocard, fazer login ou se cadastrar, e inserir os dados do cartão e do CPF.
Com essas informações, os usuários do Riocard poderão se preparar para a mudança e garantir a devolução do saldo que possuíam no cartão antes da transição para o sistema Jaé.