WhatsApp Pagamento: tudo o que você precisa saber para ativar e usar essa função

O WhatsApp inovou mais uma vez, e agora é totalmente possível realizar pagamentos diretamente pelas conversas, sem que seja preciso direcionar-se até os aplicativos de banco.

Os meios de pagamento estão se inovando cada vez mais. Em 2020, os cidadãos brasileiros puderam contar com a chegada do Pix, a transação oficial proposta pelo Banco Central do Brasil. A possibilidade de enviar e receber dinheiro instantaneamente e sem custos, sem sombra de dúvidas, cai como um grande diferencial.

Contudo, as novidades não param por aí. Agora, além da possibilidade de utilizar o Pix, os usuários do aplicativo mensageiro mais popular do Brasil também podem enviar os pagamentos diretamente por lá. Trata-se, portanto, do WhatsApp Pay, a ferramenta que garante ainda mais facilidade aos usuários.

O recurso também é gratuito, e de acordo com as normas do WhatsApp, é totalmente seguro. Assim sendo, aqueles que possuem uma conta no WhatsApp e desejam contar com a novidade já podem conferir um guia completo sobre o recurso.

WhatsApp
Como enviar dinheiro pelo app / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

WhatsApp Pay: saiba como funciona a grande novidade

O WhatsApp está espalhado pela grande maioria dos celulares brasileiros. De acordo com um levantamento deste ano de 2023, cerca de 100 milhões de contas estão ativas, nesse momento, somente em território nacional. Chocante, né?! É por isso que a plataforma passa diariamente por novas atualizações.

Dessa forma, na verdade, o WhatsApp Pay não é uma novidade tão recente assim. A possibilidade de enviar e receber dinheiro por lá já vem de um tempo, porém, recentemente, ela foi aprimorada. Agora, é possível contar com mais segurança, o que também garante mais confiança da parte dos usuários.

Existe duas possibilidades de uso do WhatsApp Pay, sendo:

  1. O envio de dinheiro;
  2. A solicitação de dinheiro.

No primeiro caso, é possível enviar o valor que o indivíduo desejar. O objetivo é possibilitar que o pagamento possa ser feito sem sair do mensageiro, como por exemplo: uma pessoa está comprando um lanche via WhatsApp e precisa efetuar o pagamento para que o pedido seja concluído.

No segundo caso, tem-se a solicitação de dinheiro. Nesse caso, é possível enviar uma cobrança para alguma pessoa com um valor X. Ao clicar em cima, o pagamento é efetuado, desde que a função Pay esteja devidamente configurada.

Veja também: Nunca foi TÃO FÁCIL pesquisar uma conversa no WhatsApp: recurso inédito chega para usuários

Aprenda a configurar o recurso

Primeiramente, é um tanto quanto claro que muita gente ainda ficará em dúvida em relação à segurança do recurso. Para sanar essa questão, é válido enfatizar que o WhatsApp conta com uma tecnologia de criptografia de ponta. Ou seja, as conversas e o uso do mensageiro são protegidas através de códigos de programação.

Além disso, o recurso também implicará a verificação do dono do cartão e da conta do WhatsApp. Assim sendo, o primeiro passo para a configuração é acessar uma conversa. Dessa forma, será preciso acessar a função “Pay”, e em seguida, aceitar os termos de uso. É importante ler cada um deles.

O próximo passo implicará o cadastro de um nome completo, CPF e data de nascimento do titular. A próxima etapa consiste na verificação desses dados e no cadastro do meio de pagamento. Por fim, relação à segurança, tem-se a possibilidade de ativar como proteção:

  • O Face ID;
  • Uma senha numérica;
  • O PIN da verificação de duas etapas.

Veja também: Atualização do WhatsApp traz recursos que aumentam segurança e privacidade: aprenda a utilizar cada uma das novas funções