Como fazer a prova do Encceja em 2022? Prazo para reaplicação está aberto até ESTE dia

Alunos que não conseguiram realizar o Encceja têm mais uma chance.

Sabemos que o Brasil tem um alto índice de evasão escolar. Infelizmente esse número cresceu relativamente durante a pandemia de coronavírus. Contudo, existem diversos motivos que podem causar a saída de alunos da escola. 

Com uma forma de ajudar aqueles que não puderam terminar os estudos no período regular, o governo criou programas de estudo para pessoas maiores de 18 anos. Entenda como funciona 

Como fazer a prova do Encceja em 2022? Prazo para reaplicação está aberto até ESTE dia
Justifique a falta no Encceja 2022 – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

EJA e Encceja

O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) foi criado como uma maneira de auxiliar pessoas a conseguir terminar seu momento de estudo. Dessa maneira, qualquer indivíduo com mais de 8 anos pode procurar uma das unidades responsável pelo programa, que costumam estar presente em todos os municípios, e efetuar sua inscrição. 

Para conseguir o diploma o aluno deve efetuar uma prova denominada Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Durante esse ano, a aplicação da avaliação ocorreu no último dia 28.

Saiba mais: Gabarito ENCCEJA 2022 Extraoficial: resultado das provas deste domingo 28/08

Perdi a prova, e agora?

Até o dia 2 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estará recebendo pedidos de reaplicação do Encceja para quem perdeu a avaliação. 

Essa oportunidade tem como foco, auxiliar as pessoas que tiveram algum tipo de problema no dia da prova ou tiveram algum tipo de doença, como comentado no edital. Assim serão aceitos documentos sobre o motivo da falta. 

Aqueles que tiverem problemas de saúde, deverão enviar atentado com nome do paciente, doença (incluindo o CID), nome e CRM do médico responsável.

Dessa forma, as pessoas que tiveram problemas de logística poderão solicitar a reaplicação desde que passaram por problemas de falta de energia ou desastres naturais na região, por exemplo. Nessa situação o aluno deverá redigir um documento onde comente o que aconteceu de maneira detalhada. 

O órgão ainda se dispõe a receber documentos que comprovem  o caso. Vale lembrar que cada situação será analisada de maneira individual. 

Já, se o motivo não estiver presente no edital, a pessoa não poderá solicitar a reaplicação. Porém, é necessário destacar que será preciso justificar a ausência caso deseje participar da próxima edição da prova. 

Vale lembrar que essas e outras informações acerca das faltas, motivos e direitos de reaplicação da avaliação estão constando no edital. Assim, é importante consultar o documento para entender melhor os direitos e deveres em cada um dos casos. 

Para acessar o edital da avaliação basta acessar o link https://bit.ly/3RfLvpG. Já para ter acesso ao sistema onde será necessário efetuar o processo de justificação da falta, basta visitar http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Veja também: Declaração de Comparecimento ao Encceja: saiba como conseguir e abonar faltas no trabalho