Como desbloquear conta no Caixa Tem: passo a passo recomendado

O Caixa Tem foi criado pela Caixa Econômica Federal em 2020, com o objetivo de funcionar como uma conta digital para o pagamento do Auxílio Emergencial em meio à pandemia de Covid-19. Com o passar do tempo, essa ferramenta se tornou a principal plataforma para a gestão de benefícios sociais no Brasil.

Atualmente, valores de programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são depositados diretamente na conta do Caixa Tem. Além disso, o aplicativo oferece serviços práticos como transferências via Pix e consultas de saldo, tudo na palma da mão.

Apesar de sua facilidade de uso e do papel importante que desempenha na inclusão financeira de milhões de brasileiros, o aplicativo tem algumas regras que, se não seguidas, podem resultar em um bloqueio temporário da conta. Situações como problemas no cadastro ou suspeitas de fraudes são algumas das causas mais comuns para isso. A boa notícia é que o processo para desbloquear é bem simples e varia conforme a situação. Veja como funciona:

Bloqueios e Como Desbloquear

  • Limite de movimentação: Se você ultrapassa o limite mensal de R$ 5 mil em movimentações financeiras, a conta pode ser bloqueada automaticamente. Para desbloqueá-la, basta solicitar um aumento de limite na seção “Atualize seu cadastro”.

  • Dados desatualizados: Neste caso, a conta também pode ser bloqueada. É fundamental ficar de olho em quais informações estão erradas para atualizá-las corretamente.

  • Dispositivo desconhecido: Caso você tente acessar a conta por um celular diferente, será necessário responder algumas perguntas de segurança ou confirmar dados pessoais. Se necessário, você também poderá precisar enviar documentos para concluir a atualização do cadastro.

Se mesmo assim o problema persistir, a alternativa é ir até uma agência da Caixa com seus documentos para obter ajuda de um atendente na resolução da questão.

Evitando Novos Bloqueios

A melhor estratégia para não enfrentar novos bloqueios no Caixa Tem é a prevenção. Aqui vão algumas dicas valiosas para manter sua conta segura:

  • Atualização de dados: Cheque regularmente se suas informações pessoais estão corretas. Isso ajuda a evitar problemas.

  • Respeitar o limite de movimentações: Se você costuma fazer transações acima de R$ 5 mil mensais, considere atualizar sua conta para uma versão com limite maior.

  • Centralizar o acesso: Tente acessar sua conta somente de um dispositivo fixo. Troque-o apenas se realmente precisar de um novo aparelho.

  • Fortalecer senhas: Crie senhas que sejam fáceis de lembrar para você, mas que não sejam óbvias para outras pessoas.

Seguindo essas orientações, fica mais fácil evitar dor de cabeça com bloqueios e manter suas transações pelo Caixa Tem sempre tranquilas!