Como algumas pessoas conseguem até 100% de DESCONTO na conta de luz? Confira!

O Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um programa social criado para atender as famílias de baixa renda

Em virtude de vários problemas econômicos, o Brasil é um país que enfrenta desigualdades enormes. Não é à toa que muitas pessoas dependem de benefícios sociais do Governo Federal, como o Auxílio Brasil, por exemplo. Mesmo assim, as famílias não conseguem se manter e pagar tarifas básicas, como a conta de luz, por exemplo. 

Dessa forma, o Governo Federal criou a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), um importante programa social que oferece reduções na conta de luz para a população em situação de vulnerabilidade social. A medida surgiu em abril de 2022 e até hoje beneficia pessoas de baixa renda, indígenas e quilombolas. 

Continue lendo esta matéria para saber quem tem direito ao benefício. 

100_-de-DESCONTO-na-conta-de-luz
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) foi criada para oferecer descontos na conta de luz de famílias em situação de vulnerabilidade – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

TSEE: programa reduz conta de luz de população em situação de vulnerabilidade 

Antes de mais nada é importante deixar claro que nem sempre é possível obter 100% de desconto na energia. Na realidade, existe uma tabela que demonstra o quanto vai descontar de cada grupo. O cálculo é feito com base na origem e no consumo de energia. Quanto menor o consumo, maior o desconto na conta de luz. Dessa forma, o Tarifa Social de Energia Elétrica tem se demonstrado uma das iniciativas mais importantes cuja finalidade é a inclusão social. 

Assim, para que a pessoa tenha direito ao desconto na conta de luz, é necessário se enquadrar em alguns critérios. Quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode se inscrever no Tarifa Social. Além disso, pessoas cuja renda familiar seja de até meio salário-mínimo (R$ 606) per capita, conseguem ter acesso aos descontos.

 Enquanto isso, famílias com renda mensal total de até R$ 3.363,00 também podem receber os descontos. Para tal, no entanto, um dos membros precisa possuir alguma deficiência e seu tratamento médico faça uso de energia elétrica. Por fim, membros de comunidades indígenas ou quilombolas também podem contar com a redução na conta de luz. 

Os descontos variam conforme o grupo e consumo de energia. 

  • Para indígenas e quilombolas: se o consumo mensal for de 101 até 220 kWh, o desconto será de 10%. Enquanto isso, um consumo de 51 até 100 kWh, resulta em redução de 40%. Por fim, um consumo de até 50 kWh, garante 100% no desconto; 
  • Para os outros grupos: se o consumo mensal for de 101 até 220 kWh, o desconto será de 10%. Enquanto isso, um consumo de 51 até 100 kWh, resulta em redução de 40%. Por fim, um consumo de até 50 kWh, garante 65% no desconto. 

Veja também: Lista de notebooks com DESCONTÃO na Black Friday: opções básicas para o dia a dia

Como solicitar os descontos

Assim, as famílias que desejam obter redução na conta de luz precisam, primeiro, estar inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Depois, é necessário entrar em contato com a empresa que distribui energia elétrica no local de residência. O contato pode ser feito pelo telefone, para saber quais documentos são solicitados ou pelo site da companhia. 

Veja também: Quer emagrecer? Confira 4 alimentos que você pode comer sem CULPA!