Qual combustível garante mais autonomia? Os postos de combustível NÃO querem que você saiba DISSO

Na hora de escolher um combustível para abastecer um automóvel, é indispensável verificar qual garante mais autonomia, visando economizar no valor final.

A pauta sobre combustível é sempre uma das que mais geram interesse na grande maioria dos cidadãos locais. Esse interesse é explicado por um fator simples: o combustível é indispensável para que os veículos consigam rodar, funcionando como parte essencial do funcionamento deles.

Neste sentido, ao mencionar-se o valor e o custo-benefício, é comum que existam diversas dúvidas sobre qual combustível é melhor. Em relação aos carros flex, por exemplo, a dúvida mais assídua é sobre o etanol ou a gasolina, afinal, qual pode valer mais a pena?

Para sanar a dúvida de uma vez por todas, trata-se do momento ideal para entender como funciona a autonomia dos veículos e qual combustível é responsável por garantir um melhor custo-benefício para o bolso do consumidor, considerando o altíssimo valor de cada litro.

Gasolina
Como comparar o custo-benefício para o automóvel /Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda o que é a autonomia dos veículos gerada pelo combustível

De acordo com as últimas informações apresentadas, fica claro que o combustível é essencial para todo automóvel. Melhor dizendo, somente os carros elétricos são capazes de rodar sem combustível, visto que, nesse caso, o reabastecimento acontece através da corrente elétrica, ou seja, do carregamento.

Por outro lado, os carros que ainda contam com motor, isto é, que necessitam do abastecimento pelos diversos tipos de combustíveis existentes, ainda geram muita dúvida em relação à autonomia. Na verdade, muita gente sequer sabe o que a autonomia realmente significa.

Levando isso em conta, para sanar a dúvida de uma vez por todas, a autonomia é responsável por ponderar quanto o carro pode rodar contando apenas com 1 litro de gasolina. Trata-se de um cálculo que indica, basicamente, a produtividade que determinado tipo de combustível proporciona para o veículo em relação a cada litro.

Assim sendo, quanto maior for a autonomia e menor for o preço, menos gastos o consumidor terá. Muita gente acredita que a gasolina é responsável por garantir a autonomia máxima, mas será que isso é realmente verdade?

Veja também: O processo para TIRAR a CNH poderá MUDAR MUITO e você precisa estar ciente!

Tire a dúvida de uma vez por todas e surpreenda-se!

Como mencionado na introdução, a principal dúvida entre os motoristas está direcionada para os veículos flex. Esses veículos são aqueles que contam com o motor capaz de ser abastecido tanto pelo etanol quanto pela gasolina. Assim, tem-se a maior dúvida de todas: qual vale mais a pena?

Bem, primeiramente, quando o assunto é economizar dinheiro, apesar do álcool ser mais barato, é preciso ter em mente que existe um cálculo primordial para sanar a dúvida. O abastecimento via etanol só vale realmente a pena se o preço do litro for de até 70% da gasolina, caso contrário, não.

Agora, se o objetivo for comparar autonomia x desempenho, a questão pode ser completamente outra. Como dito, a autonomia garante a produtividade do carro em relação ao litro por km rodado. Nesse caso, a gasolina é, sem sombra de dúvidas, a melhor solução.

Por outro lado, se o objetivo for desempenho, isto é, se o foco estiver na velocidade e/ou na potência, o etanol segue sendo a melhor opção. Ademais, ainda é preciso levar o cálculo mencionado anteriormente em conta.

Veja também: Rússia SUSPENDE venda de combustível para o Brasil: novo valor da Gasolina e Diesel pode ASSUSTAR