A aposentadoria dos microempreendedores individuais (MEIs) é um tema que gera muitas dúvidas. A maior parte deles acredita que só pode se aposentar recebendo um salário-mínimo. Mas, na verdade, existe um código especial do INSS que pode mudar essa realidade e garantir benefícios muito mais altos.
Um bom número de microempreendedores sonha em ter uma aposentadoria acima do salário mínimo. Contudo, a regra padrão do MEI prevê um valor limitado a um salário-mínimo. Para fugir dessa limitação, é fundamental entender como funcionam as contribuições adicionais.
Se você já trabalhou como empregado ou recebeu pró-labore, pode complementar suas contribuições atuais usando o código 1910. Isso significa pagar apenas 15% do salário-mínimo, o que possibilita uma aposentadoria melhor no futuro.
Vantagens da contribuição complementar
Ao optar por essa contribuição, o MEI pode somar os períodos de contribuição anteriores. Em alguns casos, isso pode até permitir que ele se encaixe nas regras de transição da Reforma da Previdência de 2019. Isso significa que é possível se aposentar a partir dos 55 anos com um valor superior a um salário-mínimo.
Além disso, quem tem outro trabalho, seja autônomo ou CLT, pode acumular o tempo de contribuição para aumentar ainda mais o benefício na hora da aposentadoria.
Planejamento é fundamental para MEIs
Muitos brasileiros ainda não têm ideia de quanto vão receber quando se aposentarem. Uma pesquisa recente revelou que 65% das pessoas não sabem o valor estimado do seu benefício. Isso mostra a necessidade de um bom planejamento, especialmente para os MEIs, que não contam com benefícios como FGTS, férias ou 13º salário. Planejar a aposentadoria é uma maneira eficaz de garantir um futuro financeiro mais seguro.
Como fazer a contribuição adicional?
Realizar a contribuição complementar de 15% é simples e deve ser feita mensalmente, além do pagamento do DAS-MEI. Confira o passo a passo:
1. Acesse o Portal da Previdência Social ou o aplicativo Meu INSS.
2. Faça login com sua conta no gov.br.
3. Gere a Guia da Previdência Social (GPS).
4. Use o código de pagamento 1910.
5. Realize o pagamento até o dia 15 do mês seguinte.
Esse processo pode aumentar significativamente o valor da aposentadoria e facilitar o acesso a outros benefícios.
Vale a pena investir agora?
Por exemplo, um MEI que contribui com cerca de R$ 400 por mês pode garantir um benefício próximo de R$ 2.000 mensais no futuro. Esse valor é mais do que o dobro do salário-mínimo atual. Além disso, as contribuições adicionais permitem acesso a benefícios do INSS, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, com valores proporcionais ao total contribuído.
Essas informações podem fazer toda a diferença na vida do microempreendedor, garantindo um futuro com mais segurança financeira.