COCHILO legalizado no TRABALHO? Conheça a mais nova tendência da região

Entenda como funciona essa novidade que permite que os trabalhadores tirem um cochilo em pé!

Se você já trabalhou de forma integral em dois turnos sabe que não é fácil lidar com o cansaço que bate ao longo da semana. E um dos grandes desafios do mundo do trabalho hoje em dia é encontrar situações mais confortáveis para todos. 

E é pensando nisso que uma empresa criou um verdadeiro mecanismo voltado para o cochilo no trabalho. Mas muita calma! Embora essa pareça uma notícia boa, a nova engenhoca está dando o que falar e trazendo muitas críticas por parte de especialistas em direitos do trabalhador. Entenda e saiba se você gostaria de ter isso na sua empresa!

Cochilar no trabalho
Entenda mais sobre essa nova “ferramenta” para dormir no trabalho (foto: divulgação)

Cochilar em pé no trabalho

É isso mesmo! Uma nova invenção está chamando a atenção tanto pela curiosidade quanto pela funcionalidade. 

A empresa Koyoju Plywood Corporation, do Japão, criou uma cápsula chamada Giraffe Nap. Em português, a tradução literal é “Soneca de Girafa”. 

E é fácil entender o nome quando entendemos o conceito: essa cápsula de 2,5 metros de altura e 1,2 metros de largura é um espaço onde o trabalhador pode tirar um cochilo em pé

Ou seja, estamos falando de um verdadeiro mecanismo que possui as adaptações para que uma pessoa consiga ficar “confortável” dormindo desta forma.

Veja também: CLT: quantas faltas no trabalho eu posso ter? Posso ser demitido por faltar demais?

Cochilar em pé vai fazer bem aos trabalhadores?

Essa cápsula japonesa nasceu como uma recomendação de pesquisas que apontam sobre os benefícios do cochilo durante o horário de trabalho. Universidades mostram o aumento da produtividade e até da criatividade nesses casos. 

O curioso é que no Japão é tradicional esse tipo de soneca curta dentro do escritório, sentados nas próprias cadeiras. A prática tem até um nome específico: Inemuri

Esse novo mecanismo surge com o objetivo de ajudar as empresas nesse tipo de situação. Ou seja, ao invés de deixarem os funcionários dormindo nas mesmas, os empregadores poderão disponibilizar essas cápsulas. Elas também deverão ser comercializadas em cafés do Japão. 

Contudo, existem limites! A cápsula é voltada apenas para pessoas com até 100kg e com 1,98 de altura. O tempo máximo recomendado de sono nelas é de 20 minutos. 

Dormir no trabalho é proibido?

Por fim, a grande dúvida é: e no Brasil? É proibido dormir no trabalho?

Legalmente, o cochilo no local de trabalho geralmente não caracteriza justa causa. Evidentemente, existem limites e tudo deve ser feito de forma mais clara possível. 

Se um trabalhador está desleixado e não quer trabalhar, fazendo isso em horários que não são voltados para isso (como o seu tempo de almoço, por exemplo), podem surgir problemas. 

E, é claro, em casos em que a empresa exige uma jornada excessiva ou ilegal, sem descanso, quem vai sofrer consequências é o próprio empregador. Nesse caso, é possível um processo conjunto ou somente do trabalhador que está em situações de exploração. 

A dica é: sempre respeite o espaço de trabalho e mantenha um bom diálogo com o RH e com os seus chefes. Isso pode facilitar na hora de encontrar um “meio termo” bom para todos. 

Veja também: Carteira de Trabalho Digital: guia COMPLETO para criar a sua AGORA de maneira FÁCIL e RÁPIDA