CNU: fim do prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição

O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) vai até às 23h59 de hoje (8), horário de Brasília. Então, se você se encaixa nos critérios, é bom correr!

Para garantir a isenção, é preciso se encaixar nas seguintes condições:

– Ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
– Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
– Ter sido beneficiário do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação (MEC);
– Ter o curso superior financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do MEC.

Como solicitar a isenção

O pedido deve ser feito online, no momento da inscrição, através do sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV). Para isso, você precisa ter um login no portal do governo, o Gov.br.

Lembre-se que a documentação que comprova seu direito à gratuidade também deve ser enviada lá. Os formatos aceitos para os arquivos são JPG, JPEG, PNG e PDF, com um tamanho máximo de 5MB.

Atenção: documentos entregues de forma diferente, como pessoalmente na sede da FGV ou no dia da prova, não serão aceitos.

Documentos necessários

Uma atualização no edital do concurso permite que quem está cadastrado no CadÚnico não precise preencher o número de identificação social (NIS) para comprovar a condição de vulnerabilidade econômica.

Se você foi ou é bolsista do Prouni ou recebeu financiamento do Fies, tenha certeza de escolher essa opção durante a inscrição.

Para os doadores de medula óssea, é necessário anexar documentos que garantam essa informação. Isso inclui o RG, um comprovante da doação com data e assinatura do órgão emissor, ou um cartão de doador conhecido por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Importante lembrar: ter participado de outros programas sociais ou ter conseguido isenção em concursos anteriores não dá direito automático à isenção neste concurso. É necessário solicitar novamente. Assim como pedir não garante que a isenção será concedida — tudo passará pela análise da FGV.

Se você fizer declarações falsas, pode ser desclassificado a qualquer momento e responder legalmente por isso.

Resultados das solicitações

A FGV vai verificar os dados fornecidos com os órgãos responsáveis do CadÚnico, Prouni e Fies, além do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Os resultados preliminares dos pedidos serão divulgados na quinta-feira (10) no site do concurso. Se a isenção for negada, você pode recorrer entre os dias 11 e 14 de julho. O resultado final dos recursos será publicado no dia 18 de julho.

Caso o pedido de isenção não seja aceito, a taxa de R$ 70 para os cargos de nível superior e médio deverá ser paga até 21 de julho. Fique atento: se você perder o prazo de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), a sua inscrição será cancelada automaticamente.

Sobre o CNU 2025

A segunda edição do CNU oferece 3.652 vagas para 32 órgãos e as provas ocorrerão em dois dias — uma com questões objetivas em outubro e outra dissertativa em dezembro, apenas para quem passar na primeira fase.

Os cargos estão divididos em nove blocos temáticos, e você pode se inscrever para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, escolhendo sua preferência pelas vagas.

As provas do CNU 2 serão aplicadas em 228 cidades de todas as 27 unidades federativas do Brasil. A lista com os locais das provas pode ser consultada no edital.

A validade do concurso será de 12 meses, a partir da publicação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.