CNU dos professores conta com apoio de 1.508 municípios e 22 estados
O Ministério da Educação (MEC) fez um anúncio super interessante nesta segunda-feira, dia 7: 1.508 redes de ensino municipais e 22 estaduais decidiram participar da Prova Nacional Docente (PND). Isso representa uma adesão de 81,48% dos estados do nosso país. Bem bacana, né?
As redes que entraram nessa são de vários estados, incluindo Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, e muitos outros. A PND será aplicada pelo Inep no dia 26 de outubro, e a inscrições acontecem de 14 a 25 de julho. Para se inscrever, é preciso acessar o Sistema PND e ter em mãos o CPF, data de nascimento, e um e-mail com número de telefone válidos.
Para quem está interessado, o MEC divulgou uma lista preliminar com os municípios que já manifestaram interesse em participar da prova. O ministro da Educação, Camilo Santana, comentou que essa é uma ótima oportunidade para os professores que buscam uma vaga nas redes públicas de ensino pelo Brasil.
Ele destacou que a PND será uma etapa de pré-seleção para os concursos públicos, o que pode ajudar a formar mais professores efetivos nas escolas. A ideia é também contribuir para a melhoria das políticas públicas relacionadas à formação de docentes, tanto inicial quanto continuada.
O ministro, em suas redes sociais, ressaltou a importância de criar uma cultura que valorize a profissão de professor, uma das mais essenciais do nosso país.
Próximo passo
Agora, se você é de alguma rede municipal ou estadual de educação, preste atenção! Até a próxima quinta-feira, dia 10, essas redes precisam informar ao MEC como pretendem usar os resultados da PND 2025 para contratar professores locais em 2026.
O registro deve ser feito online, e os gestores educacionais têm acesso ao Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do governo federal. Para facilitar, o MEC disponibilizou um tutorial que explica tudo passo a passo.
Magistério público
Vale lembrar que a PND faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil. Ela não deve ser confundida com um concurso público; é um processo independente do governo federal que ajuda na seleção de professores da educação básica pública. Isso é feito em parceria com as secretarias de educação de municípios, estados e do Distrito Federal.
Os gestores das redes de ensino têm a opção de usar a PND como a única etapa ou como uma parte do processo seletivo que realizarem. Eles também podem incluir outras etapas, como provas práticas e avaliações de títulos.
Os resultados finais da PND devem ser divulgados no dia 10 de dezembro, então é hora de ficar de olho!