O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) registrou um número impressionante: mais de 100 mil pessoas se inscreveram na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) apenas 23 horas após o início das inscrições, que começou na última terça-feira (2). Se você está pensando em participar, é bom se apressar!
As inscrições vão até às 23h59 do dia 20 de julho, conforme o horário de Brasília. Para se inscrever, você deve acessar o site da Fundação Getulio Vargas (FGV), que está coordenando o concurso.
Vale lembrar que o número final de candidatos vai ser divulgado depois do dia 21 de julho, quando também termina o prazo para o pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 70. Boas notícias para quem está no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico): é possível solicitar a isenção dessa taxa!
A primeira edição do que muitos chamam de “Enem dos Concursos” aconteceu em agosto de 2024 e teve mais de 2 milhões de inscritos. Contudo, apenas cerca de 970 mil compareceram para responder às provas nos dois dias do evento.
Como se inscrever
Se você se interessou em participar do concurso, é necessário ter uma conta ativa no portal Gov.br e um CPF válido. Vamos ao passo a passo:
1. Escolha apenas um dos nove blocos temáticos disponíveis.
2. Dentro do bloco escolhido, selecione os diferentes cargos e especialidades, de acordo com o que está sendo oferecido.
3. Indique a sua preferência em relação aos cargos.
4. Selecione a unidade federativa e a cidade onde deseja fazer a prova — essa escolha não poderá ser alterada depois.
5. Caso precise, marque “SIM” para o tratamento por nome social ou se precisar de atendimento especializado durante a prova. Lembre-se de solicitar isso até o dia 20 de julho, junto com a documentação que comprove suas necessidades.
6. Se for o seu caso, informe que deseja concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCDs), pessoas negras ou indígenas, quilombolas.
7. Para solicitar isenção da taxa de inscrição, você deve fazer isso entre os dias 2 e 8 de julho.
Como parte do processo, todos os candidatos precisam preencher um questionário socioeconômico. E fique tranquilo: essas informações não vão impactar na sua classificação.
Ao finalizar essas etapas, você deve concordar com os termos do concurso para completar sua inscrição. Depois disso, o sistema da FGV vai gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser paga até o dia 21 de julho.
Detalhes do CNU 2025
Nesta segunda edição, o concurso está oferecendo 3.652 vagas para 32 órgãos. As provas serão realizadas em dois dias: a primeira com questões objetivas em outubro e a segunda, com questões dissertativas em dezembro, apenas para os candidatos que se saírem bem na fase anterior.
Os cargos estarão distribuídos em nove blocos temáticos, e os candidatos poderão se inscrever para diferentes oportunidades dentro do mesmo bloco, além de definir suas preferências para as vagas disponíveis.
Com tanta oportunidade por aí, é hora de se preparar e não deixar essa chance passar!