CNU 2025: edital revisado facilita solicitação de isenção

Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devem ficar atentos a uma novidade: agora, aqueles que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal não precisam mais informar o Número de Identificação Social (NIS) ao fazer a inscrição. Essa mudança foi anunciada na última quinta-feira, em uma atualização do edital do concurso, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que é ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A nova regra vai facilitar a verificação do direito à isenção, que será feita por meio do cruzamento automático de dados já registrados na União. Os interessados têm até o dia 8 deste mês para solicitar a isenção. Para saber quem pode solicitar o benefício, é recomendado consultar as informações disponíveis no edital.

### Mudanças no Processo de Inscrição

Além da isenção, o edital também trouxe mudanças nas opções de pagamento da taxa de inscrição, que deve ser paga até às 23h59 do dia 21 de julho. Agora, os candidatos poderão quitar a Guia de Recolhimento da União (GRU) pela plataforma PagTesouro, utilizando métodos como Pix, cartão de crédito (sujeito a tarifas da operadora) ou boleto GRU, sendo este último somente em agências do Banco do Brasil. Diferente da versão anterior do edital, onde era possível realizar o pagamento em agências bancárias, lotéricas e Correios, as opções agora estão restritas à plataforma digital.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 70, tanto para cargos de nível superior quanto para nível médio.

### Locais de Provas em Goiás

Outra alteração importante no edital é a inclusão de informações sobre as cidades que sediarão as provas no estado de Goiás. No documento anterior, faltou mencionar oito cidades que agora foram oficialmente incluídas. Ao todo, as provas ocorrerão em 17 municípios goianos, que são: Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cidade Ocidental, Formosa, Goianésia, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Luziânia, Mineiros, Novo Gama, Planaltina, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. A lista completa de locais de prova, que inclui 228 cidades em todo o Brasil, pode ser conferida no anexo XI do edital.

### Detalhes do CNU 2025

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025 oferece 3.652 vagas para 32 órgãos diferentes. As provas serão realizadas em dois dias: a primeira fase, composta por provas objetivas, acontecerá em outubro, enquanto a segunda fase, com questões dissertativas, está marcada para dezembro e será destinada apenas aos candidatos aprovados na etapa anterior. Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, permitindo que os candidatos se inscrevam para diferentes cargos dentro do mesmo bloco e façam uma lista de preferência para as vagas disponíveis.