Milhares de brasileiros estão tirando a CNH gratuitamente: Confira 5 mil vagas disponíveis para tirar a carteira de motorista sem pagar nada!

Inscritos não pagam adição ou mudança de categoria. Saiba mais.

O programa denominado CNH Social abre mais de 5 mil para pessoas que não possuem condição de custear os valores da habilitação. A iniciativa auxilia aqueles que buscam emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela primeira vez, adicionar ou mudar categoria. 

O valor atual para custear o processo de Habilitação chega em torno de dois mil e oitocentos reais para aqueles que pretendem aprender a dirigir carros, valores informados pela diretoria de Educação para o Trânsito do Detran de Mato Grosso do Sul. O órgão anunciou que o objetivo é facilitar a emissão da permissão de direção para a população do estado de MS. Saiba mais sobre.

CNH pode ser tirada gratuitamente (Imagem: Divulgação)

Como funciona o CNH Social?

O programa CNH Social se propõe a oferecer de forma gratuita as quarenta e cinco aulas teóricas exigidas pelo Detran e também as vinte aulas práticas necessárias para a conclusão do curso. É também oferecido a isenção das taxas de exame psicológico e exame médico, bem como os valores para emissão de carteira. 

É possível consegui a Habilitação para as categorias A (necessária para permissão de condução de motos; categoria B (que permite a condução de carros de até oito lugares) ou a categoria AB (condução de motos e carros). 

As vagas com gratuidade também estarão disponíveis para aqueles que desejam mudar as categorias comuns para as categorias C (veículos de carga pequenos), D (veículos com possibilidade de transportar mais de 8 passageiros) ou E (veículos com unidades acopladas). Aqueles que quiserem adicionar categorias também podem ser contemplados. 

Para conseguir uma vaga com gratuidade dentre as cinco mil, o candidato necessita estar hábil dentro dos seguintes requisito: idade de 18 anos ou mais; ter grau de alfabetização; ser inscrito no Cadastro Único; ter renda de no máximo meio salário mínimo; habitar no estado do MS pelo período mínimo de dois anos; não te CNH cassada e ser possuir crimes de condução.

Veja também: Saiba onde encontrar mais dinheiro esquecido do Banco Central; brasileiros já estão sacando! 

Como se inscrever?

Para conseguir uma das cinco mil vagas é necessário ficar atento. Atualmente o projeto já existe, porém ainda não há data divulgadas sobre o início das seletivas, sabendo-se apenas que acontecerão no mês de março. 

É importante acompanhar os meios de comunicação local e aguardar a presença de editais que possam informar a quantidade de vagas e os períodos de inscrições para as mesmas. 

Interessante evidenciar que a parcela de 5% das vagas é disposta a pessoas com deficiência.

Veja também: Nova parcela do Vale-gás de R$ 100 em março; famílias que fazem parte deste grupo podem solicitar!