Moradores DESTAS cidades têm acesso a CNH GRATUITA; saiba como conseguir

Milhares de cidadãos locais podem obter a CNH de forma totalmente gratuita, tendo em vista uma situação decorrente dos últimos acontecimento no país.

Recentemente, o Brasil passou por algumas situações um tanto quanto alarmantes. De forma mais clara, os últimos eventos climáticos colocaram parte do país em estado de alerta, tendo em vista a situação emergencial decretada para diversos municípios, de acordo com os governos locais.

Com isso em mente, diversos cidadãos foram prejudicados de diferentes formas. Assim sendo, em busca de uma forma de sanar, pelo menos, uma pequena parte desses danos, o governo optou por fornecer a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de forma totalmente gratuita.

De forma mais clara, milhares de brasileiros poderão emitir a CNH sem qualquer custo. No entanto, existem alguns critérios que implicam essa emissão. Com isso em mente, os interessados na CNH gratuita devem atentar-se às condições propostas, garantindo o documento em mãos o quanto antes possível.

CNH
Documentação sem qualquer custo / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Governo oferece CNH gratuita para moradores locais

Assim como pontuado anteriormente, os últimos dias e meses foram marcados por eventos climáticos de grande impacto no Brasil. Diversas regiões vivenciaram momentos de horror, considerando as fortes chuvas, ventos, enchentes e deslizamentos, além dos demais problemas.

Neste sentido, como é de se esperar, essa situação fez com que muita gente perdesse tudo, incluindo os documentos pessoais. Levando isso em conta, como é de conhecimento geral, é dever de todo governo fornecer diferentes formas de amparo para os cidadãos, e foi a partir daí que surgiu a ideia da CNH gratuita.

Para melhor entender, os moradores de diversas localidades poderão emitir o documento sem custo. É válido pontuar que as regras são um tanto quanto abrangente. Isto é, não existem grandes limitações que impeçam os interessados de solicitar a via.

Contudo, os interessados devem correr para solicitar a emissão. Isso porque, apesar do governo não ter definido uma data fixa para o fim do programa, ele pode acabar a qualquer momento. Além disso, podem acontecer outros problemas que venham a inviabilizar a emissão.

Veja também: Tomei uma única MULTA e tive minha CNH SUSPENSA: Conheça as infrações mais comuns que levam à suspensão IMEDIATA

Saiba quais são as regras para garantir o documento

De acordo com as informações propostas pelo governo local, é importante que os cidadãos tenham em mente que somente algumas cidades poderão contar com a novidade. Isto é, somente os moradores que residirem em alguma localidade que aderiu ao programa poderão contar com a emissão gratuita.

Segundo as menções mais específicas, ao todo, 20 municípios do Rio Grande do Sul estão incluídos no programa. Esses municípios são aqueles que passaram por situações emergenciais, visto que o RS foi a região mais atingida do Brasil.

São eles: Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul e Dois Lajeados. Além disso, tem-se também: Encantado, Estrela, Farroupilha, Guaporé, Lajeado, Muçum, Paraí. Os demais municípios são: Roca Sales, Santa Tereza, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, Taquari e Venâncio Aires.

Por fim, aqueles que residem em algum dos municípios, porém, emitiram a primeira via do documento em outro, devem apresentar o comprovante de residência. Vale ressaltar que a emissão gratuita é somente para a segunda via.

Veja também: SUSPENSÃO direta da CNH: motociclistas que fizerem ISSO, perderão a carteira de motorista