Classe MEI está em risco? CNPJs podem ser EXCLUÍDOS

Muitos MEIs estão preocupados com a possibilidade de serem excluídos do Simples Nacional pela Receita Federal. Confira qual é a posição do órgão.

O MEI (Microempreendedor Individual) é uma categoria criada pela Receita Federal para regulamentar os autônomos. Ao mesmo tempo em que os inscritos na categoria são considerados pessoas físicas, eles podem ter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Ou seja, são empresas. Existem várias vantagens em se cadastrar como microempreendedor individual, de acordo com as regras propostas pela Receita Federal. 

A principal é a possibilidade de uma carga tributária reduzida e simplificada. Os microempreendedores também podem ter acesso ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e receber alguns benefícios previdenciários. Vale destacar que o MEI deve fazer a contribuição obrigatória todos os meses.

Neste ano, a Receita Federal informou que algumas pessoas podem ser canceladas da categoria, caso não atendam aos critérios estabelecidos. Continue lendo esta matéria para saber quem pode ser excluído do microempreendedor. 

MEI-alerta
Quem é MEI pode ficar sem CNPJ, afirma a Receita – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Sou MEI, posso ter o meu CNPJ cancelado? 

Antes de mais nada, é importante explicar quais são as obrigações do MEI. Conforme já mencionado, a categoria pode ter acesso a uma carga tributária reduzida e acesso aos benefícios previdenciários do INSS. Para tal, no entanto, o recomendado é obrigatório pagar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) todos os meses. Por meio do boleto, é possível pagar a Receita e contribuir com o INSS. 

Ele corresponde a 5% do salário mínimo federal vigente. Além do mais, no DAS, o microempreendedor deverá pagar o ISS (Imposto sobre Serviços) ou o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que possuem o valor fixo de até R$ 6. O não pagamento da contribuição obrigatória gera multas e juros. 

Mesmo assim, muitos brasileiros não pagam o DAS. Então, a Receita Federal anunciou que eles podem sair do Simples Nacional pelo MEI. Nos próximos meses, eles receberão uma notificação, para que efetuem o pagamento. Caso contrário, ficarão sem os benefícios da categoria. 

Vale destacar que a Receita Federal também está mirando o brasileiro que não enviou a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). O documento deve ser enviado para o Governo todos os anos e conter o faturamento anual do empreendedor. Segundo as regras da Receita Federal, o limite de faturamento da categoria é de até R$ 81 mil por ano.

Veja também: IMPORTANTE documento do brasileiro tem CANCELAMENTO em massa; você foi prejudicado?

Saiba como consultar a sua situação 

Os interessados podem fazer a consulta no próprio site do Governo Federal, no Portal do Empreendedor, do Gov.br. A ferramenta possui todos os serviços oferecidos pelo Governo Federal. Vale destacar que é possível fazer a consulta e emitir o DAS, para efetuar o pagamento. 

Além do mais, o brasileiro  poderá consultar se já enviou a sua declaração anual. Ao acessar o Portal do Empreendedor, deverá clicar em ‘Já sou MEI’. O login pode ser feito pelo CNPJ, ou pelo cadastro na conta do Gov.br. O Portal do Empreendedor pode ser acessado por meio deste link: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor.

Veja também: RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda 2023: novas datas e pagamento liberadas, confira