Cinco estratégias para acelerar o metabolismo com eficácia

Ter um metabolismo acelerado é um grande aliado para quem quer levar uma vida mais saudável. Mas é sempre bom lembrar que o equilíbrio é fundamental. Ficar acelerado demais pode trazer problemas, como a fadiga crônica e a insônia. Por isso, manter a saúde em dia é o foco.

Quando pensamos em acelerar o metabolismo, logo vem à mente a perda de peso e uma energia lá em cima. E, de acordo com alguns estudos recentes, existem cinco estratégias que podem ajudar bastante nesse processo.

Consuma mais proteínas

As proteínas são super importantes para o nosso organismo. Elas não só desempenham várias funções no corpo, como também ajudam a acelerar o metabolismo. Uma dieta rica em proteínas pode aumentar a sensação de saciedade e ainda elevar a taxa metabólica.

Você pode incluir diversos alimentos ricos em proteínas na sua rotina. Aqui estão algumas sugestões:

  • Carnes magras como frango, peixe, peru e pato
  • Ovos
  • Laticínios como leite, iogurte e queijo
  • Leguminosas incluindo feijão, lentilha, grão de bico, soja e derivados como tofu
  • Sementes e nozes como amêndoas, castanhas, sementes de girassol e abóbora
  • Grãos integrais como quinoa, arroz integral e aveia

Intensifique a prática de atividades físicas

A combinação de treinos de força com atividades cardiovasculares é uma excelente maneira de melhorar a eficiência metabólica, segundo o fisiologista James Tucker, da Universidade de Leeds. Essas atividades não apenas ajudam a queimar calorias, mas também mantêm o metabolismo acelerado por horas após o término do exercício.

Hidrate-se corretamente

A água é uma grande aliada quando o assunto é acelerar o metabolismo. Ela é essencial para a quebra de gorduras e carboidratos. Estudos mostram que beber pelo menos meio litro de água pode aumentar a taxa metabólica em até 30% durante cerca de uma hora. Portanto, caprichar na hidratação é uma dica valiosa!

Mantenha uma rotina de sono saudável

Não dá para esquecer da importância de boas noites de sono. Dormir bem é fundamental para quem deseja acelerar o metabolismo. Pesquisas revelam que dormir pouco, ou seja, menos de seis horas por noite, pode impactar negativamente o apetite e a capacidade do corpo processar energia. Portanto, priorizar o descanso é vital.

Consuma alimentos termogênicos

Os alimentos termogênicos podem dar um empurrãozinho extra no seu metabolismo. Ao incluir esses alimentos na sua dieta, você ajuda a aumentar a temperatura do corpo e, consequentemente, acelera o metabolismo. Alguns exemplos são: chá verde, pimenta vermelha, gengibre, canela, café, óleo de coco e brócolis.

Essas dicas são super práticas e podem ser incorporadas ao seu dia a dia para ajudar na busca de um metabolismo mais ativo.