Cientistas esclarecem se cães sonham com seus donos
Dizem que quando um cachorro dorme, ele pode estar sonhando. Às vezes, você até escuta um latido ou um movimento. Isso acontece porque, assim como nós, eles também têm sonhos. E mais, esses sonhos podem ser cheios de memórias dos seus tutores.
Os cães, apesar de não serem racionais como nós, têm algumas nuances do sono que lembram a experiência humana. É fascinante pensar que, enquanto dormem, eles podem reviver momentos passados ao nosso lado.
Como funciona a mente do seu cachorro
Uma pesquisa da Escola de Medicina de Harvard revelou que, no estágio mais profundo do sono, os cães conseguem relembrar experiências que viveram. Assim, é bem provável que seus sonhos incluam você, seu cheiro e até as formas que ele tem de te agradar ou incomodar.
A psicóloga Deidre Barrett, que conduziu essa pesquisa, comentou que “como os cães costumam ter uma ligação forte com seus donos, eles provavelmente sonham com rostos e cheiros conhecidos”. Isso dá um toque especial aos sonhos deles, que vão além do que conhecemos. Os sonhos de um cachorro incluem cheiros e lembranças de momentos que marcaram suas vidas.
Esses sonhos se formam a partir de experiências vividas. Quando um cachorro sonha e começa a latir, isso é resultado do chamado Movimento Rápido dos Olhos. Essa fase do sono é a mais profunda e acontece por conta de bloqueios naturais que surgem durante esse descanso completo.
Durante esse período, seu corpo permanece relaxado, mas isso não significa que ele não possa reagir. Às vezes, é normal que ele se mexa, lata ou até rosne, como se estivesse vivendo uma aventura em seu mundo dos sonhos.