Se você mora em UMA DESTAS CIDADES, o Bolsa Família VAI MUDAR; entenda!

O Ministério do Desenvolvimento Social estabeleceu diversas mudanças para o Bolsa Família após ter promovido o pente-fino no benefício. Diante disso, um grande número de beneficiários poderão ter o benefício bloqueado e cancelado.

O governo federal brasileiro oferece uma série de benefícios sociais para a população brasileira de baixa renda, por meio de programas de assistência social e transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família. O benefício em questão existe desde 2003 e foi estabelecido por meio da Medida Provisória 132, que logo no ano seguinte se tornou lei. O responsável por criar o benefício foi Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que na época cumpria o seu primeiro mandato na presidência da República. 

O programa de transferência tem o principal intuito de colocar fim ao ciclo geracional de pobreza e extrema pobreza que ultrapassa diversas gerações de famílias brasileiras. Para isso, são feitas transferências condicionadas de saúde, renda e educação por meio da Caixa Econômica Federal. Além disso, para ter acesso ao Bolsa Família, é necessário que as famílias estejam inscritas e com os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 

Nos últimos dias, foi divulgado que o Bolsa Família vai sofrer alterações em algumas cidades do Brasil. Portanto, confira a seguir o que poderá ser alterado!

Bolsa Família passará por alterações em diversas cidades. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Bolsa Família será alterado para os beneficiários de determinadas cidades

As mudanças no Bolsa Família vão afetar os beneficiários de quase 120 cidades. Devido a este fator, algumas pessoas ainda poderão ter o benefício cortado. Acontece que o Ministério do Desenvolvimento Social decidiu por limitar em 16% o número de famílias unipessoais beneficiárias do programa de transferência de renda. 

O limite em questão será aplicado em cada um dos municípios ao redor do Brasil, caso algum deles possua mais do que esse percentual de famílias unipessoais, ele ficará impossibilitado de inserir novos cadastrados nesta categoria. Vale enfatizar que o limite estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social foi estabelecido depois de algumas análises mostrarem que existem mais cadastros nessa categoria do que pessoas de que de fato se enquadram nela. 

Além disso, para que as famílias unipessoais que continuam tendo acesso ao Bolsa Família não venha a perder o benefício, é necessário manter os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atualizados, isso porque, caso contrário, é possível que o benefício seja bloqueado. 

Confira também: Antecipação CONFIRMADA: estes beneficiários receberão o Bolsa Família mais cedo em setembro

Calendário do Bolsa Família de setembro

As parcelas do Bolsa Família costumam ser pagas nos últimos dez dias do mês e em setembro não será diferente. Os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal e seguem a ordem do dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários. 

Em setembro, os valores do programa de transferência de renda serão concedidos para os beneficiários nas seguintes datas:

  • Final do NIS 1: 18 de setembro;
  • Final do NIS 2: 19 de setembro;
  • Final do NIS 3: 20 de setembro;
  • Final do NIS 4: 21 de setembro;
  • Final do NIS 5: 22 de setembro;
  • Final do NIS 6: 25 de setembro;
  • Final do NIS 7: 26 de setembro;
  • Final do NIS 8: 27 de setembro;
  • Final do NIS 9: 28 de setembro;
  • Final do NIS 0: 29 de setembro.

Saiba mais: PERIGO! Seu Bolsa Família pode ser CANCELADO e você pode nem saber: ESTE erro é a razão do problema