Cidadãos com o nome sujo podem perder o Auxílio Brasil? Quantidade de INADIMPLENTES é revelada

Mais de 40% dos beneficiários do Auxílio estão com nome sujo. Saiba se isso pode prejudicá-los.

Atualmente, existem no Brasil cerca de 66,6 milhões de pessoas negativadas, com nomes registrados em órgãos de restrição de crédito. Dentre essa parcela da sociedade, encontram-se beneficiários do programa Auxílio Brasil. De acordo com nova pesquisa do instituto PoderData, quatro em cada 10 beneficiários do programa estão em situação de inadimplência.

É nesse contexto que o Governo pretende realizar a liberação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil e assim, os beneficiários poderão quitar as suas contas com o valor disponibilizado. Entretanto, visto que não há a confirmação de liberação do empréstimo para a resolução deste problema, surge a dúvida: será que pessoas com o nome sujo podem perder o Auxílio Brasil? Confira abaixo.

Pessoas com o nome sujo podem perder o Auxílio Brasil? Confira. (Créditos: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Inadimplentes no Auxílio Brasil

Infelizmente, o número de pessoas com o nome sujo no Brasil continua a crescer. Inclusive, dentre os beneficiários do Auxílio Brasil. Atualmente, são mais de 66,6 milhões de pessoas negativadas no país. Esses são dados referentes ao Serasa Experian, uma empresa de base de dados sobre crédito.

Ademais, a maioria dos brasileiros possuem dívidas relacionadas a bancos e cartões, representando 28,2% do total. Após isso, entram as dívidas com contas essenciais como água, luz e gás. No que se trata das pessoas inadimplentes beneficiárias do Auxílio Brasil, elas representam 43% do total.

Veja também: Quando vai começar o Empréstimo consignado do Auxílio Brasil? Ministro da Cidadania faz previsão!

Pessoas com nome sujo podem perder o Auxílio Brasil?

Muitas pessoas questionam-se em relação a perda do Auxílio Brasil, benefício essencial para os brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Porém, grande parte dos beneficiários atuais do programa estão com o nome sujo, seja devido ao desemprego ou ao aumento dos preços no Brasil. Dessa forma, surge a dúvida: será que as pessoas inadimplentes podem perder o direito ao benefício?

O Auxílio Brasil é voltado justamente para auxiliar as famílias que estão passando por dificuldades financeiras, servindo como um suporte para garantir o básico. Por isso, o Governo compreende que grande parte dos beneficiários tenham problemas financeiros e estejam, inclusive, com o nome sujo. Por isso, essa não é uma condição que pode excluir o indivíduo do Programa.

Inclusive, como já mencionado, o Governo propôs o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil justamente para auxiliá-los a quitar essas dívidas. Entretanto, apesar do empréstimo estar previsto para liberação no final de agosto, ainda não há confirmação.

Veja também: Mito ou verdade: Aposentados e pensionistas do INSS também podem receber o Auxílio Brasil?