Ciclone no Brasil: até QUANDO as chuvas vão durar? Confira o ALERTA!

Após grande destruição, será que o ciclone já está chegando ao fim? Entenda tudo que os especialistas em meteorologia têm a dizer sobre o assunto.

Ciclone no Brasil causa grande destruição em estados da região Sul. Mas não é só isso! Além de resultar em mortes, acidentes e um considerável dano patrimonial, o fenômeno meteorológico exerce grande influência sobre o clima de todas as outras regiões do país. Nesse sentido, as pessoas que, atualmente, são afetadas pelo desastre, querem saber: afinal de contas, até quando devem durar os grandes temporais?

Os ciclones são fenômenos que, em via de regra, não acontecem muito no Brasil. No entanto, com as mudanças climáticas das últimas décadas, ocasionadas pelas ações dos humanos, e pelo início do El Niño, 2023 já pode ser chamado de “o ano dos ciclones” em nosso país. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre as previsões meteorológicas para a próxima semana e mais informações sobre a passagem do ciclone.

Veja até quando dura o ciclone no Brasil! Foto: divulgação
Veja até quando dura o ciclone no Brasil! Foto: divulgação

Ciclone causa mortes na região Sul

Considerado um dos maiores desastres naturais da história da região Sul, o ciclone que passa pelo Brasil tem dominado os noticiários de todas as emissoras.

De acordo com o relatório mais recente do Governo no Rio Grande do Sul, 41 pessoas já morreram em decorrência dos temporais, inundações, alagamentos e vendavais relacionados ao fenômeno.

As mortes, segundo uma matéria publicada no site G1, foram confirmadas em diversas cidades do estado. Abaixo, você pode conferir a lista completa:

  • Cruzeiro do Sul: 4 mortes;
  • Encantado: 1 morte;
  • Estrela: 2 mortes;
  • Ibiraiaras: 2 mortes;
  • Imigrante: 1 morte;
  • Lajeado: 3 mortes;
  • Mato Castelhano: 1 morte;
  • Muçum: 15 mortes;
  • Passo Fundo: 1 morte;
  • Roca Sales: 10 mortes;
  • Santa Tereza: 1 morte.

A Defesa Civil informa também que, pelo menos até o momento, 25 pessoas permanecem desaparecidas nos municípios do estado. 8 são da cidade de Arroio do Meio, 8 de Lajeado, e 9 de Muçum.

“Eu sei que é duro, não tem palavra de conforto para que as pessoas fiquem sem dor. É difícil imaginar, mas vamos reconstruir essas cidades”, disse o governador Eduardo Leite sobre a destruição causada pelo ciclone.

Veja também:  PIX sem internet? Anúncio REVOLUCIONÁRIO do Banco Central pega brasileiros DE SURPRESA

Ciclone no Brasil continua na próxima semana?

Infelizmente, de acordo com as previsões atualizadas de especialistas em meteorologia, o ciclone que passa sobre a região Sul deve continuar ativo, pelo menos, até o término do feriado prolongado e o início da próxima semana.

É por isso que, nesta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu novos alertas para todos os estados da região Sul. Portanto, os moradores do Paraná, Santa Catarina e, particularmente, Rio Grande do Sul, devem tomar muito cuidado com os efeitos do fenômeno.

Ainda não sabemos se o ciclone do fim de semana trará reflexos mais expressivos que os temporais da última terça-feira. Mas, seja como for, é importantíssimo ficar atento às orientações dos órgãos municipais e dos governos locais.

Continuação do ciclone é marcada por fortes temporais

Até a próxima segunda-feira, o clima da região Sul deve continuar como está: com fortes temporais, intensas rajadas de vento e possibilidade de alagamentos e inundações.

De acordo com os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), tempestades devem se formar por todos os estados da região Sul no decorrer dos próximos dias. Tudo isso se deve à passagem de um sistema de baixa pressão e a formação de uma frente fria sobre o local.

O volume de chuva, inclusive, pode chegar a 100 milímetros por dia. Por isso, os cidadãos que residem em áreas de encostas, leitos de rios e outras regiões propensas a desabamentos e deslizamentos, devem redobrar o cuidado.

Os fortes temporais também devem vir acompanhados de intensos vendavais e, em algumas cidades, por queda de granizo.

Com isso, a passagem do ciclone deve incluir cortes na energia elétrica, queda de árvores, alagamentos, estragos em plantações e muito mais.

Finalmente, os especialistas em meteorologia indicam também que, devido às rajadas de ventos de mais de 100 quilômetros por hora que devem atingir, primordialmente, as regiões litorâneas, a areia das praias pode atingir as construções da orla.

Esta previsão vale, principalmente, para o litoral do Rio Grande do Sul e para as praias de Santa Catarina. Nesse sentido, todo cuidado é pouco!

Veja também: Revelamos TUDO o que você PRECISA SABER para AUMENTAR seu limite de crédito do Nubank: basta seguir este passo a passo

Quando termina o ciclone no Brasil?

A partir de hoje (9), as chuvas devem finalmente perder intensidade. As nuvens começam a se dispersar e o sol finalmente aparece no Rio Grande do Sul, especificamente no período da tarde.

Nos outros estados, a névoa continua alta, e o dia será marcado por chuvas fracas durante todo o seu decorrer. Os efeitos serão sentidos, inclusive, no litoral de São Paulo e na região metropolitana da capital paulista.

Por último, no próximo domingo, a nebulosidade deve voltar ao Rio Grande do Sul, ocasionando chuvas fracas durante todo o dia – mas sem as tempestades intensas da última semana.

O mesmo pode ser dito para os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em todas essas regiões, a previsão é de chuva fraca e garoa momentânea. No resto do Brasil, o fim de semana é marcado por tempo seco e pancadas esporádicas de chuva.

Atenção! Como as previsões variam de acordo com cada município, é importantíssimo seguir as orientações do governo da sua cidade para não passar sufoco em caso de tempestades mais fortes. Fique de olho!