Ciclone deve atingir Sul e Sudeste com ventos de até 130 km/h

Um ciclone extratropical deve atingir as regiões Sul e Sudeste do Brasil nesta semana, trazendo chuvas intensas e ventos fortes que podem chegar a 130 km/h. A previsão é da MetSul Meteorologia.

O fenômeno é resultado de um centro de baixa pressão, que começou a atuar no domingo (27) no Rio Grande do Sul, e levou chuvas para todo o estado. Esse centro de baixa pressão deve se mover em direção ao Oceano Atlântico, originando o ciclone a partir da manhã de segunda-feira (28).

Com o avanço do ciclone, os ventos vão se intensificar ao longo do dia, afetando principalmente o Sul do Rio Grande do Sul, o Leste de Santa Catarina, o Leste do Paraná e o Leste de São Paulo. As rajadas de vento serão especialmente fortes no litoral sul de Santa Catarina.

Além disso, na segunda-feira, ventos fortes também serão sentiados em São Paulo, na região metropolitana e na Serra do Mar, assim como em algumas áreas do Rio de Janeiro.

Um alerta da MetSul, divulgado na noite de domingo, destacou que essa situação pode causar danos materiais, como destelhamentos, quedas de placas de sinalização e até interrupções no fornecimento de energia elétrica. O comunicado afirmou que, no Paraná, os impactos nos serviços de energia devem ser menores do que os possíveis no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Contudo, em São Paulo, onde a população é mais densa e o vento pode atingir áreas urbanas, o número de consumidores sem luz pode ser elevado.