Christian Horner é demitido do cargo de chefe da Red Bull F1
Christian Horner não é mais o CEO e chefe da equipe de Fórmula 1 da Red Bull. A mudança foi implementada imediatamente, após 20 anos em posição de liderança. Horner foi substituído por Laurent Mekies, que atualmente é o chefe da equipe Racing Bulls.
A saída de Horner vem em meio a uma fase difícil para a Red Bull, que está classificada em quarto lugar no campeonato de construtores na metade da temporada de 2025. Apesar de Max Verstappen ter conquistado duas vitórias este ano, a equipe tem apresentado um desempenho em declínio, especialmente desde que a McLaren alcançou um nível competitivo maior, em maio do ano passado.
Nos últimos meses, a Red Bull também perdeu profissionais essenciais, como o renomado projetista Adrian Newey, que se juntou à Aston Martin, e o designer Rob Marshall, que foi para a McLaren. O diretor esportivo Jonathan Wheatley também deixou a equipe para ir para a Sauber, e o chefe de estratégia, Will Courtenay, vai se juntar à McLaren ao final da temporada.
A permanência de Verstappen na Red Bull também é incerta, apesar de ter contrato até 2028, que inclui várias cláusulas de rescisão que podem ser acionadas no final deste mês. Com isso, as especulações sobre o futuro do piloto aumentam, principalmente com seu nome sendo associado a uma possível transferência para a Mercedes.
Além disso, a Red Bull está prestes a iniciar um ambicioso programa de motores com o apoio da Ford, o que levanta novas questões sobre a competitividade da equipe a longo prazo. Mekies, agora como novo chefe, terá o desafio de conduzir a Red Bull através dessas mudanças significativas.
O antigo chefe, Horner, durante seu tempo à frente da equipe, conquistou oito campeonatos mundiais de pilotos e seis títulos de construtores, marcando uma era de domínio no esporte. No entanto, seu tempo também foi marcado por controvérsias, incluindo uma investigação interna relacionada a alegações de comportamento inadequado, das quais ele foi posteriormente absolvido.
Mekies expressou entusiasmo em sua nova função e destacou o espírito da equipe, ao afirmar que acredita que isso é apenas o começo de uma nova fase. Alan Permane, o novo chefe da equipe Racing Bulls, afirmou estar honrado com a confiança depositada em sua gestão e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho realizado por seu antecessor.