Chocolate realmente dá Acne? Confira 4 mitos e dicas de como combater as espinhas!

Um dos maiores debates da humanidade é esse: o consumo excessivo de chocolate pode causar acne?

Muitas pessoas dão conselhos para os adolescentes, principalmente, devido ao surgimento de acnes durante esse período. Há uma crença de que o chocolate é responsável por cravos e espinhas. Porém, não é bem assim. Dermatologista desmistificam essa afirmação e explicam como podemos combater a acne.

Segundo especialistas, a acne é causada por uma inflamação na pele e algumas pessoas têm mais tendência ao problema do que outras. Geralmente, pessoas com a pele muito oleosa são as mais propensas aos cravos e espinhas.Essa característica impede que a pele faça sua rotina de tratamento e consiga eliminar as impurezas, entupindo os poros e gerando caroços, espinhas, cravos e cistos.

Nos adolescentes, devido aos hormônios, é normal o aumento significativo de acne, porém essa condição pode diminuir ou aumentar ao longo do tempo. Tratar a acne, na verdade, significa cuidar da pele do rosto. Em alguns casos, o paciente pode usar cremes apropriados ou remédios, além de protetor solar. Essa condição não escolhe gênero ou idade.

Chocolate realmente dá Acne? Confira 4 mitos e dicas de como combater as espinhas!
Chocolate não provoca espinhas./Imagem: @Agência Brasil

Mitos e verdades

Quer saber como tratar a pele de forma correta? Antes, você precisa saber quais são os mitos e verdades sobre a acne. Para isso, respondemos algumas dúvidas sobre o tratamento da pele e o que resulta em um rosto acneico.

Veja também: 8 Curiosidades sobre o seu corpo que você nem imagina

1- É um problema apenas de adolescentes

Mito. Não é uma condição apenas dos jovens. Entretanto, pode se acentuar devido às oscilações hormonais que ocorrem nesta fase da vida. As mulheres têm maior propensão à acne por conta do estresse, distúrbios hormonais, ovário policístico ou uso incorreto de cosméticos.

2-O consumo de chocolate aumenta, significativamente, o surgimento da acne

Mito. Neste caso, é equivocado dizer que apenas o chocolate é responsável pelo aumento da acne no rosto. Há dois grandes vilões que podem contribuir para essa condição: o açúcar e produtos gordurosos. O cacau, em si, não é o vilão.

As opções atuais de chocolates com 70% cacau têm menos açúcar e, consequentemente, são menos prejudiciais.

3-O cabelo oleoso significa mais propensão para acne

Verdade. Nosso couro cabeludo também é pele e sofre do mesmo jeito que nosso rosto. Quando o cabelo está oleoso, significa que a pele do nosso rosto está na mesma condição.

Os médicos alertam sobre a ingestão de remédios para secar a pele, pois podem comprometer a saúde dos fios.

4-Cremes hidratantes auxiliam no combate à acne

Verdade. As pessoas acreditam que por ter uma pele oleosa, não podem utilizar cremes hidratantes, porém isso não é verdade. Os cremes hidratantes auxiliam no combate à acne, melhorando a hidratação do rosto com substâncias especiais. Os produtos evitam que os poros fiquem entupidos e que gerem inflamações e vermelhidões.

Entretanto, cada pele vai pedir um tipo de creme diferente. Mas para saber o hidratante ideal para a sua pele, sempre consulte um dermatologista. Não culpe o chocolate pela falta de cuidados com a pele, invista em um tratamento correto e não abra mão do seu docinho!

Veja também: 7 alimentos perigosos que devem receber atenção: Descubra comidas tóxicas que você não deve ingerir!