ChatGPT: cerca de 400 pessoas são INVESTIGADAS por usar a tecnologia

A tecnologia foi lançada no final do ano passado e já se tornou a preferida de muitos. Autoridades acadêmicas discutem a ética em usá-la em pesquisas.

Não é novidade para ninguém que o ChatGPT é uma das tecnologias mais conhecidas atualmente. A empresa Open AI lançou a ferramenta no final do ano passado e logo se tornou muito usada em todo o mundo. De forma geral, o chatbot funciona através da inteligência artificial (IA) e se utiliza de um banco de dados com informações de até 2021. 

Os usuários podem fazer qualquer tipo de pergunta que o ChatGPT vai responder – pelo menos é o que a Open AI afirma. Vale destacar que a tecnologia também pode produzir textos, escrever receitas, artigos e até mesmo emitir informações sobre assuntos complexos, como política. Mesmo assim, deve ser usada com cuidado. Em um caso recente, cerca de 400 alunos estão sendo investigados por usar a ferramenta da Open AI em suas tarefas. 

ChatGPT-a-ChatGPT-a
Entenda o porquê o uso do ChatGPT não é recomendado – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Alunos universitários são investigados após usar ChatGPT em seus trabalhos 

Antes de mais nada, é necessário explicar o motivo da preocupação de autoridades no uso do ChatGPT. Conforme já mencionado, a tecnologia se usa de informações de até 2021. Ou seja, ela ainda está bastante desatualizada. Além do mais, esses dados são obtidos por meio da internet – que nem sempre possui fontes confiáveis. Muitas vezes, o chatbot não demonstra as fontes pelas quais criou o texto. 

Em outras palavras, muito do material produzido pela IA não possui credibilidade. Afinal de contas, não há como saber qual é o embasamento para a informação que ela está passando. Em casos que envolvem política, o tema é ainda mais complicado. Afinal de contas, o tema está cercado de desinformação e fake news. Usar a ferramenta para trabalhos acadêmicos pode gerar prejuízo em anos de pesquisas sérias. 

Além do mais, existe uma discussão ética em torno do uso do ChatGPT. Afinal de contas, a pessoa pode levar os créditos por um material que ela não produziu e não têm direitos autorais. Mesmo assim, cada vez mais estudantes usam a ferramenta. De acordo com o jornal estudantil Metro, cerca de 40% das universidades britânicas já tiveram problemas com o uso da ferramenta. 

Até mesmo instituições prestigiadas possuem problemas com o ChatGPT. É o que ocorreu com cerca de 400 alunos da Universidade de Glasgow no Reino Unido. Os professores investigaram se eles usaram a tecnologia para entregar trabalhos. Os que foram considerados ‘culpados’ tiveram as notas zeradas. Conforme já mencionado, a prática pode interferir na formação profissional do indivíduo, que não estuda com dados atualizados. 

Veja também: Afinal, é realmente possível LER mensagens já APAGADAS do WhatsApp? Este truque revela que sim!

É proibido usar a ferramenta da Open AI? 

De forma geral, o uso do ChatGPT não é ilegal. Contudo, se apropriar dos textos da ferramenta para fins lucrativos ou acadêmicos pode ser considerado ilegal. Afinal de contas, a pessoa pode estar ferindo as leis de direitos autorais. Além do mais, existe a questão da qualidade do conteúdo, uma vez que não há como saber se existe comprovação científica do que foi publicado. O recomendado é usar a ferramenta para pesquisa – tal qual acontece com o Google, por exemplo. 

Veja também: Fotos de iPhones e iPads poderão ser apagadas HOJE (26/07); veja como salvar suas mídias para que não sejam perdidas