Celulares serão capazes de identificar RONCO e TOSSE, bem como outros recursos de saúde; como isso é possível?

Aparelhos utilizarão inteligência artificial para relatório de monitoramento do sono

A criação dos celulares revolucionou a vida das pessoas. Inicialmente era um artigo de luxo cuja única função era realizar e receber ligações. Conforme foi se popularizando, novos recursos chegaram aos aparelhos de telefonia móvel: tirar fotos, jogos, mensagens de textos, entre outros. 

Atualmente, é possível fazer uma infinidade de coisas com um dispositivo celular. Desde realizar uma chamada de vídeo com alguém de longe, até efetuar uma transação financeira. Mas, as empresas de tecnologia não querem parar por aí. De acordo com o Google, em um futuro próximo será possível detectar ronco e tosse através de aparelhos celulares. Confira mais detalhes lendo esta matéria. 

Celulares-serão-capazes-de-identificar-RONCO-e-TOSSE
Celulares do futuro poderão fazer relatório do sono, que mostra frequência de tosse e ronco – Foto: divulgação

Google quer criar celulares capazes de identificar ronco e tosse 

O gigante da tecnologia Google é dono da fabricante de celulares Motorola e do sistema operacional Android. Portanto, a empresa sempre busca maneiras de aperfeiçoar a tecnologia que entrega para seus clientes. No mesmo mês de lançamento do novo aparelho do seu maior concorrente, a Apple, o Google anunciou uma novidade no Android 13. 

Primeiramente, é importante dizer que já existem diversas ferramentas para controle de saúde e bem-estar, disponíveis em smartphones. Nos celulares com sistema Android há como monitorar o sono do usuário. Uma delas faz o relatório do quanto a pessoa fica nas redes sociais por dia. Com essas informações, é possível entender o sono melhor, uma vez que existe relação do tempo gasto na internet com problemas de insônia. Ou seja, passar muito tempo navegando na web implica em dificuldades para dormir durante a noite. 

O Google quer sofisticar ainda mais sua tecnologia. Por meio de inteligência artificial, os celulares do futuro poderão identificar o ronco e tosse do usuário. Para isso, o aparelho contará com a ajuda do microfone, que irá captar os barulhos da noite, enquanto a pessoa dorme. Ao registrar os sons, o aparelho irá enviá-los para um sistema que terá capacidade de identificar o que é som ou tosse. 

Veja também: ATENÇÃO: estes apps para Android espalham vírus que são capazes de ROUBAR seus dados, saiba quais são

Identificação de sons servirá de base para relatório do sono

Como já dito anteriormente, o Android disponibiliza um relatório de tempo nas redes sociais em sua ferramenta de gerenciamento do sono. A ideia do Google é completar essa análise. Nos celulares do futuro, além de dados de navegação de internet, o usuário poderá monitorar seu sono, sabendo se roncou ou tossiu. Além disso, o relatório também irá revelar a frequência que as tosses ou roncos acontecem. 

Por fim, ainda não se sabe quando os celulares do futuro ficarão disponíveis para o público. 

Veja também: SAIU: lista reúne todos os celulares que deixarão de funcionar o WhatsApp ainda este ano