Celular perto do coração faz mal? Veja como a saúde do coração está ligada ao dispositivo

Milhares de brasileiros possuem, pelo menos, um aparelho celular.

Atualmente, o celular virou a nossa extensão. A verdade é que não vivemos sem o aparelho, principalmente quem trabalha. Tudo está no celular: agenda, contatos, aplicativos usados no trabalho…tudo.

É tão parte de nossas vidas que não percebemos como o utilizamos. O celular é tão parte de nós, que não desgrudamos dele em nenhum segundo, nem mesmo na hora de dormir ou quando vamos ao banheiro. Algumas pessoas colocam o equipamento no bolso da calça, outros no bolso da camisa bem próximo do coração. E por estar perto do órgão mais importante do nosso corpo é que as dúvidas surgem.

Celular perto do coração faz mal? Leia esse artigo para descobrir.

O uso excessivo causa muito mal ao coração./Imagem: Agência Brasil/Marcello Casal

O que diz os cientistas sobre o assunto?

Se deixar o celular perto do coração pode ser prejudicial à saúde do órgão, há controversas. Alguns cientistas dizem que a radiação faz mal, outros falam em câncer e em parada cardíaca. O certo é que ninguém sabe ainda. Mas uma coisa é certa o excesso na utilização do aparelho pode trazer muitas consequências para o nosso corpo, afetando o nosso sistema cardíaco.

Uma pesquisa recente do American Heart Association associou o excesso de uso do smartphone à obesidade e problemas de saúde do coração. Outros problemas relacionados ao hábito de não desgrudar do aparelho são referentes a problemas posturais, ansiedade, insônia, entre outros.

Para que o seu coração continue saudável, é necessário mudar alguns hábitos. E eles não estão relacionados ao fato de você deixar o aparelho dentro do bolso de sua camisa, mas a muito mais coisas.

Veja também: Alimentos podem causar overdose? Confira lista de 6 comidas que podem fazer mal à saúde!

Não utilize o celular quando se deitar

É importante deixar o celular bem longe de você quando for se deitar. Esse hábito traz a insônia como consequência. Muitas noites sem dormir traz ansiedade e problemas cardíacos.

A iluminação da tela do celular prejudica o sono. Isso porque a luz corta a secreção de melatonina, hormônio age diretamente nos padrões de sono. O conselho é reduzir a cor azul da tela para não dificultar o sono.

Problemas de postura

Se neste momento, você sente dores no pescoço, no ombro, nuca e coluna, pode ser o celular. Muita gente não utilize o aparelho de forma correta, acometendo toda a região da coluna vertebral.

Ao ficarmos muito tem e por vários dias com o pescoço inclinado para baixo enquanto usamos o celular, os músculos que sustentam a cabeça são sobrecarregados. A partir daí surgem dores no pescoço, na nuca, na coluna, dor de cabeça e até mesmo hérnia de disco.

Ansiedade

Muitas horas no celular gera ansiedade, o que provoca problemas cardíacos. De acordo com alguns estudos, o celular ativa o Sistema de Recompensa, que é a parte do cérebro que recebe as atividades prazerosa. Isso estimula o uso constante e dependência do celular. A ausência do aparelho causa estresse, ansiedade, depressão, afetando o coração.

Portanto o uso do celular perto do coração na faz mal, o que é ruim é o excesso do aparelho.

Veja também: Plano de saúde vitalício para aposentados? Conheça os seus direitos!