Tirar o celular da tomada ANTES de atingir 100% de carga pode viciar a bateria?

Saiba como fazer para carregar o celular sem prejudicar a bateria

Hoje é muito difícil viver sem smartphone. Por isso, quando a bateria do celular acaba, bate aquele desespero. Afinal, todas as suas anotações, seus contatos, suas movimentações financeiras e até seu entretenimento – por que não? – estão nele.

Então, quando o celular descarrega, é aquele corre-corre para colocá-lo na tomada pelo menos um pouco a fim de que possa utilizá-lo novamente. Assim, você pode terminar aquela conversa importante ou mandar mensagem para avisar que está com pouca carga e não preocupar ninguém com a sua provisória ausência.

Entretanto, algumas pessoas afirmam que tirar o aparelho da tomada antes da carga chegar a 100% pode ser prejudicial para o smartphone. Será verdade mesmo? É o que vamos saber em seguida.

Tirar-o-celular-da-tomada-ANTES-de-atingir-100_
Será que pode tirar o celular da tomada antes de a bateria carregar 100? (Foto: divulgação)

Posso tirar o celular da tomada antes de a bateria ficar totalmente carregada?

Essa é uma dúvida que muitos usuários de smartphones têm. Afinal, posso ou não tirar o celular da tomada antes que a bateria fique 100% carregada?

De acordo com especialistas, que avaliam desde os aparelhos mais modernos aos mais antigos, sim, você pode tirar o seu celular da tomada antes de carregá-lo por completo.

A preocupação é referente à vida útil do aparelho. Mas, segundo alguns especialistas, retirar o celular antes de a bateria carregar 100% pode ser uma ação até positiva para o equipamento.

Isso porque, ao esperar a carga completa, a bateria, provavelmente, completa um ciclo inteiro, o que pode não ser bom para o celular. A afirmação de que retirar antes da tomada vai “viciar” o aparelho não passa de um mito.

Veja também: Qual a população máxima que a Terra consegue atingir? O que acontece se alcançar ESTE número?

Vida útil medida em ciclos

Os especialistas apontam que o tempo de vida útil do celular conta a partir do carregamento total da bateria, que, atualmente, é fabricada com íons lítio. A vida útil, por outro lado, é medida em ciclos. Nos modelos mais modernos, a vida útil é de cerca de 400 cargas ou, no caso, 400 ciclos.

Por isso, o ideal é manter a bateria do celular mais moderno sempre entre 20% e 80%. Ou seja, não espere em carregar 100% ou zerar tudo para carregá-lo. Assim, seu smartphone vai durar bem mais.

Veja também: Entrevista de emprego com Elon Musk tem sempre a mesma pergunta: você conseguiria responder?