Pensando em aderir? Descubra como usar o saque-aniversário para QUITAR parcelas da casa própria

Termine de pagar sua casa própria com o saque-aniversário e nunca mais se preocupe com despesas extras

O sonho da casa própria é um dos principais objetivos de muitos brasileiros. Para quem já financiou um imóvel, encontrar formas de reduzir ou quitar as parcelas pode trazer um grande alívio no bolso. Uma das opções disponíveis é o saque-aniversário do FGTS, que permite acessar uma parte do saldo anualmente.

Apesar de ser uma alternativa interessante, muitos trabalhadores ainda não sabem como usar esse recurso para quitar ou diminuir o saldo devedor do financiamento. Por isso, entender como funciona o saque-aniversário e os passos necessários para utilizá-lo no pagamento do imóvel é fundamental.

Se você está pensando em aderir ao saque-aniversário para facilitar o pagamento da casa própria, confira abaixo os detalhes e descubra como aproveitar essa possibilidade.

Pensando em aderir? Descubra como usar o saque-aniversário para QUITAR parcelas da casa própria
Saque-aniversário do FGTS pode facilitar quitação da casa própria! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Afinal, como funciona o saque-aniversário do FGTS?

Em primeiro lugar, o saque-aniversário é uma modalidade do FGTS que permite ao trabalhador retirar parte do saldo disponível no mês de seu aniversário.

A porcentagem liberada depende do valor total acumulado na conta do FGTS, e quanto maior o saldo, menor será o percentual retirado, mas com a adição de uma parcela fixa.

Quem opta pelo saque-aniversário não pode sacar o saldo total em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas o direito à multa de 40%. No entanto, essa modalidade pode ser usada para outras finalidades, como o abatimento ou quitação de dívidas relacionadas ao financiamento habitacional.

Lembrando ainda que a adesão ao saque-aniversário é opcional e está disponível pelo aplicativo do FGTS ou no site da Caixa Econômica Federal. Após aderir, o trabalhador passa a ter acesso ao recurso todos os anos, no mês de seu aniversário.

Veja também: Valores a caminho! Caixa libera novo calendário de saque do FGTS; resgate em breve!

Como aproveitar modalidade para quitar casa própria?

Para utilizar o saque-aniversário no financiamento habitacional, o saldo disponível no FGTS deve estar vinculado a uma conta ativa ou inativa.

Sendo assim, o trabalhador precisa verificar se atende aos critérios do programa habitacional, como estar em dia com as parcelas do financiamento e usar o imóvel como residência própria.

O próximo passo é entrar em contato com o banco responsável pelo financiamento e informar o desejo de quitar ou abater as parcelas do imóvel. O banco vai pedir documentos, como identidade, comprovante de residência e contrato do financiamento, além de consultar o saldo disponível.

Após a análise e aprovação, o valor será transferido diretamente para o financiamento, reduzindo o saldo devedor ou quitando parcelas em atraso. Esta operação não exige que o trabalhador aguarde até o mês de seu aniversário, pois a regra para habitação é diferente e permite o uso do FGTS em qualquer época.

Portanto, o saque-aniversário pode ser uma excelente ferramenta para quem deseja organizar as finanças e investir na casa própria. Analise suas condições, consulte o saldo disponível e, se for o caso, utilize essa alternativa para facilitar o pagamento do imóvel.

Saiba mais: CLT: 5 direitos que TODO trabalhador de carteira assinada precisa conhecer