Carteira de Habilitação 100% gratuita: Programa reúne 5 mil vagas, confira os requisitos para participar

O programa é voltado para pessoas de baixa renda que não podem pagar pela CNH

Já começaram as inscrições para o Programa Habilitação Social (ou CNH Social) do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Serão disponibilizadas 5 mil vagas para toda a região.

A ação é destinada a todos os moradores do DF que estão em situação de extrema pobreza ou pobreza e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para participar do processo eleitoral, o interessado deve comprovar que mora há dois anos no Distrito Federal.

O programa atende jovens e adultos./ Imagem: Divulgação.

Distribuição das vagas

O programa de CNH gratuita oferece duas modalidades do benefício, são elas: Estudante Habilitado e Cidadão Habilitado. A primeira modalidade oferecerá 1,5 mil vagas para estudantes a partir de 18 anos, matriculados na escola pública. Já o segundo grupo é voltado para o público geral que não têm condições financeiras para arcar com um processo de Carteira de Habilitação, que em média custa R$ 2.500. Por isso, a modalidade Cidadão Habilitado disponibiliza 3,5 mil vagas.

Um dos critérios para concorrer ao programa é que os interessados não podem ter impedimentos judiciais. Caso tenham, não conseguiram ingressar no programa para conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) totalmente sem custos.

De acordo com o Detran-DF, o Programa Habilitação Social está dividido da seguinte forma:

  • 60% são voltados para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) A ou B;
  • 10% são destinados para adicionar à CNH as categorias A ou B;
  • 10% visa alterar as categorias C, D ou E; 10% para renovação da CNH;
  • Além disso, 10% para CNH definitiva.

Veja como: CNHs serão canceladas pelo Detran: Descubra quem perderá o documento

Sobre as inscrições

Quem cumprir os requisitos deve realizar o cadastro manifestando o interesse até o dia 25 de maio. Todo processo é realizado exclusivamente no site do Detran – DF: https://cnh-social.detran.df.gov.br/home.

Para a ingressar no programa serão realizadas três etapas, começando pela inscrição. As fases seguintes são seleção e processo de habilitação. Ao término das candidaturas, os nomes dos selecionados serão publicados nas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Justiça e Cidadania (Sejus). O prazo para a publicação é de até 60 dias.

Estudante Habilitado

Quem vai concorrer na modalidade Estudante Habilitado deve cumprir os requisitos estabelecidos pelo Detran, como:

  • Ter 18 e 25 anos;
  • Cursar o ensino médio em escola da rede pública de ensino ou ser aluno bolsista integral em instituições privadas.
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior.

Já a inscrição para a modalidade Cidadão Habilitado exige ter acima de 18 anos na data do requerimento, ser alfabetizado, pertencer a baixa renda e estar inscrito no CadÚnico.

Veja também: Saiu a lista! Detran divulga seleção com 10 mil nomes selecionados no CNH Social 2022