Tem carteira assinada? Existem 5 SAQUES DISPONÍVEIS para você; confira!

São cerca de 14 possibilidades de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. No entanto, há cinco modalidades que são as mais populares. Vem saber quais são elas!

Se você trabalha com carteira assinada, certamente você tem direito de receber mensalmente o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O pagamento do FGTS é referente a 8% do salário que o trabalhador recebe por mês. O depósito deste valor é feito pela empresa e funciona como uma espécie de segurança para o empregado. Mas, você sabia que há cinco tipos de saques disponíveis para você, que recebe o FGTS?

É certo que o Fundo de Garantia é carregado de regras bem específicas e, portanto, é preciso segui-las para ter direito ao saque deste benefício. Aqui, serão abordados os cinco tipos de saque mais comuns. Mas, na verdade, há cerca de 14 modalidades.

Entre as principais razões que permitem o saque, há aquela que é permitida por meio da demissão sem justa causa, em caso de aposentadoria, entre outras. Vem saber quais são e se você pode aproveitar alguma delas!

Tem carteira assinada? Existem 5 SAQUES DISPONÍVEIS para você; confira!
Veja quem tem direito a estes saques do FGTS Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saques disponíveis para você, que tem carteira assinada

Antes de falar destas cinco modalidades mais comuns, é importante ressaltar que alguns saques permitem que apenas uma parte do Fundo de Garantia seja sacado pelo trabalhador. Este benefício é administrado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Portanto, é importante que a pessoa tenha uma conta ativa em uma agência desta instituição bancária. Agora, vamos às modalidades de saque permitidas!

O primeiro deles e o mais conhecido é o saque rescisão. Esta modalidade é permitida caso o trabalhador seja demitido sem justa causa. Neste tipo de saque, é permitido que o trabalhador obtenha todo o dinheiro que há na conta que está vinculada.

O trabalhador pode sacar o saldo completo a partir do quinto dia útil após ser demitido. Além disso, a pessoa ainda pode sacar uma multa rescisória equivalente a 40% do valor do benefício.

Outra modalidade que se tornou bastante popular nos últimos anos foi o saque aniversário. Nesta modalidade, a pessoa pode resgatar um percentual do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço no mês em que faz aniversário, como o próprio nome sugere. O saque pode ser feito todos os anos.

O trabalhador pode optar por este tipo de saque no site do FGTS, que está disponível no link https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx ou pelo app, que pode ser baixado no Android ou no iOS.

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.fgts.trabalhador&hl=pt_BR&gl=US

iOS: https://apps.apple.com/br/app/fgts/id1038441027

Veja também: Trabalhadores têm direito a 40% de multa do FGTS; veja como calcular benefício

Quais são as outras formas de obter o dinheiro do FGTS?

Quando a pessoa compra uma casa, é possível utilizar o dinheiro do Fundo de Garantia para pagar parte do imóvel. No entanto, é preciso que a pessoa tenha trabalhado, no mínimo, três anos com a carteira assinada. Além disso, a casa deve ser localizada na mesma cidade onde a pessoa trabalha.

A aposentadoria também garante a obtenção do saldo completo do FGTS. A liberação é automática. Por fim, o trabalhador também pode ter esse dinheiro em caso de doença grave. Quando o próprio trabalhador ou seu dependente esteja com cegueira, doença de Parkinson, câncer em estágio terminal, entre outras enfermidades, é possível obter o dinheiro do Fundo de Garantia.

Saiba mais: FGTS também pode ser usado para comprar carros? Tire suas dúvidas