Teve a carteira assinada em 2019? Você pode ter VALORES ESQUECIDOS do abono salarial, confira

Até o dia 29 de Dezembro deste ano, será possível resgatar valores do abono salarial, tanto de 2019 quanto de 2020. Veja os detalhes.

Ei, você que trabalhou de carteira assinada em 2019: talvez você tenha valores esquecidos do abono salarial! Não sabia? Pois bem, se você esqueceu ou simplesmente não quis sacar o abono salarial PIS/Pasep dos anos anteriores, saiba que ainda dá para resgatar os recursos. Como? É o que veremos!

Até o dia 29 de Dezembro deste ano, será possível resgatar valores do abono salarial, tanto de 2019 quanto de 2020. Ademais, Por esta ser uma ”2ª chance” para sacar os valores, os trabalhadores de direito terão que fazer uma requisição formal de reemissão. Então, a seguir, saiba mais sobre.

Consulte. (Foto: Pixabay).

Teve a carteira assinada em 2019? Você pode ter VALORES ESQUECIDOS do abono salarial

A saber, o pedido pode ser feito das seguintes maneiras:

  • Presencialmente, com um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho; ou
  • Através do e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, trocando o ”uf” pela sigla do Estado em que o trabalhador reside.

Feito o pedido de reemissão, o trabalhador terá até dia 29 de Dezembro de 2022 para sacar o dinheiro. Mas, caso não os resgate, terá que aguardar a liberação de um novo calendário do PIS/Pasep.

Ademais, o benefício foi depositado ainda este ano aos titulares que se enquadram nos requisitos de elegibilidade. Sendo assim, basta buscar pelos meios de saque da Instituição Financeira na qual recebe o benefício. Portanto lembre-se:

  • A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos pagamentos do PIS, voltados aos colaboradores da iniciativa privada; e
  • O Banco do Brasil toma conta dos repasses do Pasep, destinados aos Servidores Públicos.

Veja também: Saldo EXTRAORDINÁRIO que não recebeu movimentação retornará para a conta a partir de amanhã  

Como fazer a consulta?

  • Primeiramente, faça download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital em: https://bityli.com/NHRJzb;
  • Em seguida, abra o app e informe o seu CPF na área do login;
  • Feito isso, digite a sua senha do Gov.br;
  • Após entrar, procure no canto superior da tela os detalhes do PIS;
  • No mesmo aplicativo há a opção de tirar dúvidas.

Por fim, é importante ressaltar que será necessária uma conta no Gov.br. Caso não tenha, basta se cadastrar informando o nome completo, a data de nascimento, e-mail e o número do seu CPF. A consulta do PIS pelo CPF também pode ser feita por meio da Central de Atendimento, ligando no número 158.