Cartão Prato Cheio: saiba quem tem DIREITO e como receber esse BENEFÍCIO do governo HOJE (29)

Um novo benefício chamado Cartão Prato Cheio tem chamado a atenção dos cidadãos, incertos sobre quem realmente pode recebê-lo.

O governo de um país é responsável por garantir que toda a população tenha as condições mínimas de sobrevivência, independente do local em que elas residem e das demais condições específicas. Quando uma parcela da população está passando pela situação de vulnerabilidade, ela deve ser devidamente atendida.

Dessa forma, é comum que existam os mais diversos benefícios que garantem esse atendimento, como por exemplo, aqueles ofertados pelo Governo Federal, pelos municipais e estaduais, depender da vigência do programa. Levando isso em conta, o benefício do Cartão Prato Cheio vem chamando a atenção.

Para melhor entender, o Cartão Prato Cheio tem como objetivo proporcionar a alimentação básica às famílias em situação de vulnerabilidade. Assim sendo, é preciso entender melhor como o programa funciona e o que é preciso para ter o Cartão Prato Cheio em mãos.

Prato cheio
Regras da concessão do benefício para alimentação / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Cartão Prato Cheio – confira todos os detalhes sobre o benefício

De acordo com as últimas informações pontuadas, fica claro que todo governo deve prestar assistência social à população, independente de outros fatores. Neste sentido, é dever de cada representante governamental oferecer os benefícios necessários para fornecer a melhor forma de auxílio possível para cada indivíduo.

Levando isso em conta, tem-se a alimentação como direito básico de todo cidadão. É imprescindível que as pessoas consigam ter acesso aos itens da cesta básica, garantindo os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano.

Entretanto, o alto valor dos alimentos pode ser um grande empecilho para que isso seja possível. Levando isso em conta, o objetivo do Cartão Prato Cheio é justamente esse: garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade financeira possam ter acesso à alimentação básica.

Basicamente, o cartão funciona através da concessão de parcelas mensais. Essas parcelas são oferecidas no valor de R$ 250, e o calendário leva em conta a letra inicial do nome de cada um. Hoje, por exemplo, recebem aqueles com as iniciais da letra N até a letra Z.

Veja também: ATENÇÃO, beneficiários do Bolsa Família: DESBLOQUEIO começa e MILHÕES de famílias VOLTAM a receber

Veja quais são os critérios para a concessão

Tendo em mente as informações apresentadas, é preciso ressaltar que o benefício é temporário. Isto é, ele é oferecido somente quando a família está passando por alguma situação extremamente crítica, o que impede o acesso à alimentação básica, como dito anteriormente.

Para que seja possível receber as parcelas mensais, portanto, é indispensável que os interessados vão até o CRAS, o Centro de Referência em Assistência Social, portando todos os documentos pessoais, assim como os dos dependentes, e verifique as condições para a adesão.

Feito isso, as parcelas serão liberadas mensalmente de acordo com as iniciais do nome, como mencionado. Outro ponto importante é que o pagamento acontece diretamente pelo banco BRB (brbservicos.com.br) Isso porque o benefício, atualmente, é direcionado somente para os moradores do Distrito Federal.

Até o momento, não existem menções de que mais pessoas poderão receber o benefício, isto é, que residam em outros locais do Brasil.

Veja também: PIX de R$ 2,5 MIL liberado pelo Governo: descubra se você tem direito