Cartão de crédito vai acabar? Presidente do Nubank fez fala polêmica

Digitalização dos cartões pode ocasionar grandes impactos ao mercado, confira.

Os cartões tiveram seu início em 1949, quando um empresário chamado Fred McNamara lançou o Diners Club Card e deu início a essa indústria. Assim, em 1958, a American Express criou também um cartão para despesas com entretenimento e viagens. Desta forma, surgiu a indústria dos cartões, que vem evoluindo cada vez mais. Após criados os cartões de débito, foram surgindo os de crédito.

Nesta segunda-feira (15) o presidente operações do Nubank deu sua polêmica opinião sobre a digitalização dos cartões de crédito, algo que vem ocorrendo com a utilização de smartphones, smartwatches e outros dispositivos. Segundo Youssef Lahrech, será necessário diversificar para outras formas de pagamento. Confira.

Digitalização dos cartões podem afetar mercado. (Créditos: Freepik)

Os cartões de crédito

Como mencionado, os cartões de crédito configuram um meio de pagamento com um limite pré-definido. Assim, o consumidor pode realizar compras e pagá-las apenas no dia do vencimento da fatura. Geralmente, em um prazo de 40 dias. Ademais, o emissor do cartão, seja um banco ou fintech, libera o limite de crédito do cliente somente após uma análise de crédito.

De acordo com uma pesquisa, 29% dos brasileiros possuem cinco ou mais cartões de créditos. Ou seja, uma grande parcela da população tem o hábito de utilizar os cartões.

Veja também: Modelo específico de cartão do Nubank garante DESCONTOS de até 50%; saiba mais

Cartão de crédito vai acabar?

Em relação ao uso do cartão de crédito físico, este está sendo substituído cada vez mais pela utilização digital. Os cartões podem ser incorporados a smartphones e até mesmo smartwatches, possibilitando o pagamento apenas por aproximação.

Segundo Youssef Lahrech, diretor de operações do Nubank, a digitalização dos pagamentos terá o mesmo efeito aos bancos que os streamings de filmes causaram no setor de entretenimento. Dessa forma, na sua visão, o cartão de crédito pode sumir, tornando necessárias outras formas de pagamento, como o Pix.

Ademais, o aumento das transações por Pix facilita ainda mais esse processo de desaparecimento dos cartões de crédito. Apesar do cartão de crédito ter outras funções, como compras internacionais e até o parcelamento, o Pix irá conquistar cada vez o mercado e proporcionalizará a canibalização deste método de pagamento.

Veja também: Modelo específico de cartão do Nubank garante DESCONTOS de até 50%; saiba mais