4 SINAIS de que o cartão de crédito se tornou seu INIMIGO

Analise seu padrão de consumo e a fatura do cartão para adotar os cuidados necessários e evitar o endividamento. Fique atento aos alertas.

Uma das principais formas de pagamento que revolucionou o modo como as pessoas consomem é o cartão de crédito, que pode ser tanto um aliado como um inimigo. Quando bem utilizado, ele permite comprar itens mais caros parcelados, de forma que o consumidor consegue dividir o valor total em prestações que não pesam tanto no bolso.

Mas se os cartões de crédito forem usados de forma descontrolada o risco de endividamento é grande, principalmente por causa dos juros do crédito rotativo, que é o mais alto do mercado financeiro. E quando a pessoa tem mais de um cartão a chance de não conseguir dar conta de todas as faturas é maior.

Atualmente são vários os tipos de cartão de crédito disponíveis do mercado, com opções para todos os perfis de consumidor, com limite maior ou menor, com ou sem anuidade, que permite saque e até mesmo para pessoas negativadas e menores de idade. Em meio a este cenário vamos conferir os sinais de alerta que indicam cautela na utilização do crédito.

4 SINAIS de que o cartão de crédito se tornou seu INIMIGO
O alerta começa quando se compra mais do que se pode paga, atrasa a fatura e faz uma dívida para cobrir a outra. Foto: Divulgação

Saiba identificar quando o cartão de crédito se torna um inimigo

1. Juros por atraso

O primeiro sinal de que algo pode caminhar para o endividamento são os juros cobrados ao atrasar o pagamento da fatura e tornar esta situação recorrente. A taxa é considerada a mais alta do mercado financeiro, sendo uma das maiores responsáveis pela inadimplência de tantas pessoas no Brasil.

2. Parcelamento da fatura

Quando o consumidor chega ao ponto de parcelar a fatura é um alerta de que a situação está ficando cada vez mais complicada. Parcelar a fatura para não atrasar o pagamento não é uma boa escolha. A possibilidade do problema aumentar é muito grande, tendo em vista que as prestações também vão ficar com o valor mais alto.

3. Limite acima da renda

Ter um valor de limite que seja muito maior do que a sua renda pode se tornar um problema. A sensação é de que se pode comprar livremente, quando na verdade a realidade é bem diferente. O cartão de crédito funciona como uma espécie de empréstimo, logo o valor terá que ser indiscutivelmente pago.

4. Dinheiro emprestado para pagar

Pedir dinheiro emprestado, tirar da poupança ou fazer novas dívidas para arcar com o pagamento da fatura é um sinal claro de que o cartão de crédito se tornou o seu inimigo. Tirar dinheiro de outros lugares só vai fazer o consumidor se enrolar em mais dívidas, com a possibilidade de ter mais juros e prazos para pagar.

Veja também: Descubra de uma vez por todas o que pode acontecer caso você NÃO PAGUE a fatura do cartão de crédito

O que fazer para evitar o endividamento?

Se o cartão de crédito é o seu inimigo do momento a saída é buscar organização e controle financeiro para equilibrar os gastos com os ganhos. Caso já esteja enrolado com as dívidas, busque formas de renegociar diretamente com o banco.

Prefira sempre utilizar a função débito ou pagar à vista, defina o valor de limite que caiba no seu orçamento e garanta que terá o dinheiro do pagamento da fatura até a data de vencimento.

Veja também: Operadora de cartão dá tênis GRÁTIS aos clientes; saiba como aproveitar a promoção